Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Consumo fora de casa ganha novos formatos, aponta pesquisa

O consumidor brasileiro está redesenhando os hábitos de alimentação fora de casa, e o setor de foodservice precisa se adaptar rapidamente para manter relevância. Dados inéditos da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, realizada pela GALUNION, empresa especializada no setor em questão, mostram quais os principais destinos buscados por este público.

O levantamento foi feito entre 14 e 22 de agosto de 2025 com 1.046 pessoas das classes A, B e C em todo o país, e revela locais de consumo fora do lar que vão além do convencional: 52% pretendem consumir refeições, alimentos ou bebidas em feirinhas e festivais gastronômicos nos próximos seis meses. Na sequência, aparecem locais como os Food Halls com 46%, seguidos por supermercados, empórios e mercados com 39%, lojas de conveniência com 29% e espaços culturais com 25%.

Segundo a fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante, as mudanças de comportamento refletem uma combinação de fatores que vêm moldando o mercado nos últimos anos. “Além do impacto da pandemia, que consolidou a marmita como hábito poderoso, surgem novos desafios como o efeito dos medicamentos para emagrecimento, a popularização das apostas online que drenam parte da renda disponível e a pressão sobre a massa salarial. O desafio de crescer ficou enorme e, por isso, hoje existe uma necessidade cada vez maior de gerar ainda mais experiência e conexão das marcas com os consumidores”, afirma.

Esse cenário, além de outros dados da pesquisa, está sendo debatido durante a programação do Galunion Insights 2025, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, no Senac Santo Amaro, em São Paulo capital. Após reunir mais de 500 participantes por dia em 2024, o evento retorna com a missão de aprofundar o entendimento sobre o consumidor e inspirar estratégias para a evolução do setor.

A programação inclui a atualização da Mandala de Tendências GALUNION, ferramenta que traduz movimentos culturais, sociais, tecnológicos e de consumo com impacto direto no foodservice, além da divulgação de novas pesquisas e dados inéditos. O encontro reunirá líderes, executivos, empreendedores e especialistas, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do segmento no Brasil.

Últimas Notícias