Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Construtora faz feirão de imóveis com áreas privativas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Construcao.jpg

Ter mais espaço e liberdade dentro de casa são pontos valorizados por quem busca a casa própria. Atenta a essa demanda, a MRV, empresa do grupo MRV&CO, realiza até o final de agosto um feirão com descontos exclusivos para empreendimentos com áreas privativas (giardino). As vantagens variam conforme o produto e a localidade, contemplando todas as regiões de atuação da construtora. No Rio Grande do Sul, os descontos podem chegar a R$ 17 mil. São mais de 40 apartamentos desse modelo disponíveis no estado. Os empreendimentos participantes são o Porto dos Sabiás, em Porto Alegre, com entrada parcelada em até 72 vezes, o Condomínio Porto Savana, em Gravataí, e o Porto dos Imigrantes, em São Leopoldo, com parcelas em até 52 vezes.

Essa tendência de moradia que prioriza as áreas privativas vem ganhando relevância no mercado imobiliário, impulsionada pelo aumento da procura por apartamentos que oferecem essa comodidade extra. A alta demanda reflete o desejo dos compradores por mais espaço, liberdade e pela possibilidade de criar um ambiente personalizado ao ar livre — seja para um jardim, uma área de lazer para crianças, um espaço para pets ou uma área de descanso. Inspirada na principal campanha nacional de 2025, a ação resgata o mote “Tem um Apê MRV para Você”, agora associado de forma ainda mais direta aos inúmeros benefícios de contar com um espaço privativo no imóvel.

“Adquirir um apartamento com área privativa da MRV não significa apenas ter um espaço extra para lazer e bem-estar, mas também investir em um imóvel com grande potencial de valorização. Clientes da MRV dessas cidades têm à disposição empreendimentos de excelente qualidade e com este espaço exclusivo, significando um diferencial para o dia a dia dos moradores”, afirma Lilian Tavares, Gestora de Vendas da região Sul. “O Feirão de Áreas Privativas oferece unidades que combinam a praticidade e a localização estratégica características da MRV, com preços reduzidos e condições de pagamento facilitadas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, tornando o sonho da casa própria com um toque exclusivo uma realidade acessível para diferentes perfis de clientes”, reforça Lilian Tavares, Gestora de Vendas da região Sul.

Últimas Notícias