
O Conselho Oleícola Internacional (COI) — organização intergovernamental com sede em Madri que reúne países produtores e consumidores de azeite de oliva e azeitona de mesa — dá sequência à sua agenda no Brasil pelo Rio Grande do Sul, com foco em capacitação do varejo e food service, conexão com o ecossistema local e fortalecimento de padrões de qualidade.
Em Porto Alegre, no dia 05 de outubro de 2025, às 16h, o COI e o Ibraoliva realizam a Masterclass Food Service no Restaurante Mamma Mia – Cais Embarcadero (Av. Mauá, 1050), dirigida a compradores, chefs,
gestores de A&B, redes de restaurantes, imprensa e influenciadores do segmento gastronômico. Já no dia 06 será a vez do varejo, em evento na FecomercioRS para 25 representantes deste segmento do comércio.
A escolha do RS — polo de produção, pesquisa, análise sensorial e olivoturismo — reforça a estratégia de aproximar práticas internacionais do cotidiano de quem compra, armazena e serve azeite extravirgem.
A sessão terá participação de María Juárez, chefe da área de Promoção e Economia do COI e Abderraouf Laajimi, diretor-executivo adjunto do COI, além das professoras e especialistas em análise sensorial Susana Mattar, da Universidad Católica de Cuyo – Argentina, e Dra. Ana Claudia Ellis, da Universidad de la República – Uruguai.
CRITÉRIOS
Em formato aplicado ao varejo e food service, os especialistas abordarão critérios oficiais de qualidade e autenticidade, análise sensorial (atributos, defeitos e escolhas por tipo de preparo) e boas práticas de seleção e uso na cozinha profissional, além dos mitos e verdades sobre o azeite de oliva extravirgem.
Haverá ainda uma degustação de rótulos internacionais reconhecidos pelo Prêmio Mario Solinas na edição Hemisfério Norte. O Brasil já recebeu dois prêmios neste concurso e ambos são gaúchos: Fazenda Serra dos Tapes (vencedor em 2025 na categoria verde médio) e Estância das Oliveiras (vencedor em 2024 na categoria verde suave).
Em relato breve da atual passagem pelo País, a comitiva do COI mantém agenda técnica e institucional para aproximar o Brasil — um dos maiores mercados importadores — de seus programas e padrões: promoção do consumo qualificado (com ênfase na dieta mediterrânea e seus benefícios à saúde), harmonização de normas e rotulagem, combate a fraudes, facilitação do comércio e formação de painéis
sensoriais. O Rio Grande do Sul é a segunda etapa desta visita, após visitas técnicas e encontros com produtores em Minas Gerais e São Paulo.