Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

CONGREGARH 2025 inicia na próxima semana

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: CONGREGARH2025-16X9-2-1.png

O CONGREGARH 2025, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e principal evento de Gestão e Pessoas do Sul do Brasil, terá como tema “Entre o Caos e a Consciência”. O encontro acontece na próxima semana, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS e contará com palestrantes de renome nacional e internacional que trarão reflexões e tendências sobre os desafios contemporâneos da área de Gestão e Pessoas. As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser realizadas por meio do site www.abrhrs.org.br/congregarh.

Os palestrantes confirmados para o congresso são a especialista em Saúde Social, destaque no SXSW 2025, colunista do The New York Times e autora premiada, Kasley Killam; o psiquiatra, professor da Universidade da Califórnia, Los Angeles, autor de best-seller em mais de 40 idiomas e considerado um dos grandes nomes da psicologia moderna, Dan Siegel; a presidente e CEO do HomeEquity Bank e fundadora da Incluvest Foundation, Katherine Dudtschak; o consultor de Saúde Mental, escritor e TEDx Speaker, Alexandre Coimbra; o cofundador do @aerolito – ecossistema para letramento em futuros – empreendedor, autor, professor e expert em futuros, Tiago Mattos; a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Carolina Cavalcanti; a consultora em Inovação e Aprendizagem e fundadora da LTH, Laura Trachtenberg Hauser.

FEIRA DE NEGÓCIOS

O presidente da ABRH-RS, Pedro Luiz Fagherazzi, explica o conceito e o objetivo com o tema selecionado. “O caos pode gerar ideias que tragam inovação, criando possibilidades para soluções inesperadas. Já a consciência permite o senso de direção, fazendo com que a inovação esteja alinhada a princípios de responsabilidade socioambiental, bem-estar coletivo e sustentabilidade. A exploração da inovação, da diversidade e da coragem dos líderes pode produzir resultados significativos e estimular um desenvolvimento sustentável nas organizações. Pretendemos oferecer uma oportunidade para que as lideranças experimentem mudanças que quebrem paradigmas sob o ponto de vista da gestão”, salienta.

Paralelamente ao congresso ocorrerá a EXPOCONGREGARH, feira de negócios que acontece durante os três dias de evento e reúne empresas dos mais variados segmentos, sendo uma grande vitrine e um espaço de networking e negociações especiais de produtos e serviços para um público altamente qualificado de empresários e líderes do setor.

Além disso, o local também conta com uma arena que terá dezenas de palestras que serão ministradas simultaneamente às conferências realizadas no palco principal, oferecendo ainda mais oportunidades de aprendizado e conexão com tendências de mercado. O ingresso Visitante dá acesso aos três dias da feira de negócios e todas as palestras na arena durante o período, e custa R$ 55,00. Mais informações no site https://www.abrhrs.org.br/congregarh/arenas.

Últimas Notícias