Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Confira como será a previsão do tempo para os próximos dias segundo a MetSul

Fortes chuvas dos últimos dias causaram inundação em Lajeado nesta quarta-feira Foto : Camila Cunha/CP

Depois de dias com fortes chuvas e elevada precipitação, o Rio Grande do Sul seguirá registrando instabilidade nesta quarta-feira. Entretanto, o cenário deverá mudar para os próximos dias no Estado, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Nesta quinta-feira, muitas nuvens seguem sobre o RS com períodos de céu nublado a encoberto em muitas localidades. Entretanto, devem ocorrer aberturas de sol em vários pontos do Estado no decorrer do dia. Apesar disso, persiste a chance de chuva leve ou garoa em alguns pontos, especialmente da Serra, Grande Porto Alegre, Vales e o Litoral Norte.

Na sexta, mais uma vez a MetSul prevê nebulosidade variável com aberturas de sol e momentos de nublado ou encoberto na maior parte dos municípios. Não se afasta garoa ou chuva leve em pontos isolados, especialmente da tarde para a noite.

Já no sábado, a previsão do tempo indica sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade e chance de nevoeiro na madrugada e de manhã. Será um dia de tempo firme em quase todo ou todo o Estado.

No domingo, por sua vez, apesar de o sol aparecer em parte do RS, as nuvens aumentam no decorrer do dia e o tempo volta a ficar instável, com chuva em vários pontos, em especial da tarde para a noite e principalmente do Centro para o Norte do Estado. Mesmo assim, os volumes devem ser baixos.

Já na primeira metade da próxima semana há possibilidade de um novo episódio de chuva mais generalizada e com maiores volumes no RS. Contudo, isso deve ocorrer sem acumulados tão altos ou extremos como os desta semana, completou a MetSul. A previsão leva em consideração dados obtidos pelo instituto de meteorologia nesta quarta-feira.

Últimas Notícias