
Um ciclone extratropical vai se formar entre esta sexta (7) e o sábado (8) no Rio Grande do Sul e vai trazer uma onda de tempestades, chuva localmente forte a intensa e ainda ventos muito fortes que podem ter como consequências danos estruturais, cortes de energia e outros transtornos para a população.
A MetSul enfatiza que os modelos numéricos não apresentam ainda um consenso sobre a trajetória do ciclone, entretanto o entendimento é que o centro da baixa pressão ingressará pelo Noroeste gaúcho na manhã desta sexta, estará sobre a Grande Porto Alegre na noite de sexta-feira e muito perto da costa sobre o mar junto ao Litoral Norte gaúcho e o Litoral de Santa Catarina entre a madrugada e a manhã de sábado.
A tendência é que o ciclone extratropical se afaste de terra gradualmente no decorrer do sábado, especialmente da tarde para a noite do sábado, com projeção de estar já distante do continente no final do dia.
Sexta-feira é o dia mais crítico para chuva e forte e temporais
Esta sexta-feira será o dia mais crítico para a ocorrência de chuva forte a intensa e temporais, alguns localmente fortes e até severos de vento e granizo, pela formação do ciclone sobre o Grande do Sul.
À medida que a baixa pressão ingressa e se aprofunda no Rio Grande do Sul, nuvens de grande desenvolvimento vertical vão se formar. A atmosfera já estará instável com chuva em pontos mais a Oeste do estado na madrugada e tomará conta, intensificando-se, no decorrer do dia.
As regiões que mais devem ser afetadas são o Oeste, o Centro e a Metade Norte, no caso do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a tendência é de chuva com maiores volumes da tarde para a noite, embora já possa chover antes.
Fonte: Correio do Povo