
A 6ª Conferência Estadual das Cidades encerrou na manhã deste domingo, dia 31, com a escolha dos 83 delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, que ocorre em outubro, em Brasília. Ainda, foi marcada pelo retorno do Conselho das Cidades do Rio Grande do Sul (ConCidades RS), depois de 13 anos. O evento ocorreu entre esta sexta-feira e domingo no Continental Hotel, em Porto Alegre.
Divididos por segmentos, os delegados escolheram seus representantes, que foram homologados pela plenária. Na nova composição do ConCidades RS, a sociedade civil está representada em doze cadeiras e o poder público também por doze, de forma paritária. As propostas a serem levadas à Brasília ainda não foram definidas. Pela pluralidade de temas e diversidade de visões dos participantes, o prazo foi ampliado até a noite deste domingo.
A avaliação geral do encontro foi com debates e programas para melhorar o futuro das cidades gaúchas e brasileiras. No sábado, oito grupos temáticos debateram e sistematizaram as propostas enviadas pelas conferências municipais, para definir até quatro (duas prioritárias e duas livres) a serem levadas na etapa nacional.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência deste ano reuniu 343 delegados, oriundos de 32 municípios que realizaram a etapa municipal dos segmentos gestores públicos e legislativos, movimentos populares, trabalhadores, empresários, entidades profissionais e ONGs, somando a participação de mais de 3 mil pessoas.
Os encontros estaduais buscam debater mobilidade urbana, habitação, saneamento, sustentabilidade e governança democrática das cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, a Sehab e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) são responsáveis pela orientação para o planejamento da conferência estadual.
Fonte: Correio do Povo