Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Com previsão de reunir 55 mil pessoas, “Família ao Pé da Cruz” promoverá conexão espiritual, afirma bispo Sérgio Correa

Bispo participou nesta quarta-feira do programa “Agora”, da Rádio Guaíba Foto : Camila Cunha/CP

Um encontro de Deus com as famílias e conexão espiritual é o que projeta o bispo Sérgio Corrêa, líder da Universal no Rio Grande do Sul, para o evento “Família ao Pé da Cruz”, que será realizado no dia 3 de abril na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, entre 10h e 15h. Celebrado na Sexta-feira Santa, feriado da Paixão de Cristo, o encontro tem o objetivo de promover a espiritualidade das famílias e restaurar conexões, e ocorre simultaneamente em outros nove estados do país. Correa comentou sobre as suas expectativas para o evento nesta quarta-feira no programa “Agora”, da Rádio Guaíba, apresentado pelos jornalistas José Aldo Pinheiro e Jurandir Soares.

Com previsão de reunir 55 mil pessoas, a cerimônia religiosa é inédita no Rio Grande do Sul, com o propósito de promover preces pelas famílias brasileiras e trazer soluções para todos os problemas familiares, diante de um cenário delicado pelos quais vivem muitos núcleos, afirma o bispo.

“Deus é família. Deus é pai, filho e Espírito Santo. Mas o que nós temos visto hoje, é que o mal tem batido na porta perguntando se pode entrar na família. Tem invadido as famílias com feminicídios, pais matando filhos, filhos matando pais, filhos nas drogas. Não só aqui no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. Baseado nesses acontecimentos, veio a direção de Deus, de fazermos, aqui, algo inédito”. O bispo destacou que o evento é aberto a outros credos religiosos.

No dia 16 de março, o evento foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, virando lei e incluído ao calendário oficial do município, após a sanção do prefeito Sebastião Melo.

Em entrevista ao Correio do Povo, o bispo destacou que os fiéis poderão encontrar o Espírito Santo no evento. “Temos certeza absoluta que o povo vai sair dessa dessa concentração bem diferente de como irão entrar. Estamos nos preparando para isso, fazendo com que o Arena Grêmio se torne um um um santuário, um altar a céu aberto. E tenho certeza que vai ser de grande valia para todos aqueles que forem, especialmente os que estão necessitados com problemas de família”.

Bispo Sérgio Corrêa na presença do diretor-geral da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, e dos apresentadores José Aldo Pinheiro e Jurandir Soares Foto: Camila Cunha/CP

Como participar

Os portões abrem às 11h. O evento é gratuito, e a entrada será por ordem de chegada, com acesso apenas nos bancos da Arena. Se atingida a capacidade e houver superlotação, não será mais permitida a entrada no local.

Em São Paulo, serão dois encontros, às 10h e às 17h, no Mercado Livre Arena Pacaembu e no Neo Química Arena. Já no Rio de Janeiro, a concentração ocorre no Maracanã, às 9h. Veja, abaixo, os outros estados que terão o evento:

  • Bahia – Arena Fonte Nova, às 10h
  • Distrito Federal – Arena BRB Mané Garrincha, às 10h
  • Mato Grosso – no Parque de Exposições da Acrimat, às 9h
  • Minas Gerais – Arena Independência, às 9h30 e 17h
  • Pará – Estádio Mangueirão, às 10h
  • Piauí – Ginásio Arena Verdão, às 10h e 16h
  • Tocantins – Ginásio do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, às 10h

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias