
A Coleta Seletiva de Porto Alegre completa, nesta segunda-feira, trinta e cinco anos de atividade. O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Carlos Alberto Hundertmarker, relembrou que o serviço, pioneiro no país, iniciou em 1990, no bairro Bom Fim.
O DMLU promove ações para marcar a data. O diretor destacou que serão realizadas ações de educação ambiental, que incluem um tour pelas Unidades de Triagem e uma blitz de sensibilização, onde o serviço começou.
Segundo ele, elas são fundamentais, pois incentivam o descarte correto dos resíduos e promovem impacto social e econômico. Diariamente, são coletadas mais de mil e duzentas toneladas de materiais, dos quais setenta e três são recicláveis, montante que gera renda para cerca de quinhentas pessoas, que trabalham distribuídas em dezessete unidades de triagem da cidade, afirmou o diretor.
Entre os avanços no sistema de coleta, Hundertmarker apontou a instalação de novos contêineres, em março deste ano, serviço que ainda ocorre em fase teste, nos bairros Menino Deus, Praia de Belas, Cidade Baixa e Centro Histórico./ Para o diretor, os resultados são positivos e poderão ser ainda mais significativos, com o apoio da comunidade.
Conforme o DMLU, por ano, meio bilhão de reais são investidos na limpeza da Capital.