Em meio ao bom momento do País, que comemora em 2025 o fluxo recorde de visitantes estrangeiros, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), encampa uma iniciativa que visa transformar o Brasil de um destino promissor em uma referência turística mundial. A entidade se prepara para lançar, durante o Salão Nacional do Turismo 2025, em 21 de agosto, no Anhembi, em São Paulo, uma plataforma digital inédita que reúne dados estratégicos, políticas públicas e projetos estaduais voltados ao setor. Autoridades, gestores públicos, empresários e entidades terão no “Painel Vai Turismo – Inteligência Competitiva” acesso contínuo e atualizado a informações estratégicas para planejar, investir e desenvolver este mercado com enorme potencial.
Desenvolvida em parceria com a GKS Inteligência Territorial e com apoio das Federações do Comércio, a ferramenta marca um avanço no planejamento e na gestão do setor no país. Durante o lançamento, o público poderá conhecer exemplos práticos de aplicação da plataforma. “O grande diferencial está na capacidade de correlacionar projetos e políticas às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI Brasil) e aos planos nacional e estaduais de turismo, algo inédito no país”, explica o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio.
“Além de ampliar a transparência, o painel transforma dados em insumos para a tomada de decisão, ajudando a definir prioridades, corrigir rumos e potencializar o desenvolvimento regional, incentivando a geração de empregos e a valorização cultural”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
NOVA FASE
Paralelamente ao lançamento, a CNC anunciará no evento a nova etapa do programa “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, marcada por oficinas com representantes do trade turístico, gestores públicos e sociedade civil a partir de setembro nos estados. O objetivo é construir, de forma participativa, propostas para políticas públicas estaduais e nacionais, que serão entregues a candidatos nas eleições de 2026.
Criado pelo Cetur, o “Vai Turismo” já envolveu mais de 1.800 representantes em fases anteriores, influenciando políticas públicas e reforçando o papel deste mercado como motor do desenvolvimento sustentável. Agora, com a integração do painel digital e das oficinas regionais, a iniciativa busca alinhar dados e participação social, consolidando um plano robusto para o futuro do setor.