A despedida da ex-vereadora de Nova Prata e diretora-administrativa da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Roseli Vanda Pires Albuquerque, de 47 anos, foi marcada pelo clima de luto e consternação. Ao longo da manhã deste domingo, diversas pessoas passaram pelo plenário da Câmara de Vereadores da cidade na Serra Gaúcha para o último adeus à Roseli, que foi vítima de feminicídio na madrugada de sábado.
O enterro está previsto para a tarde deste domingo, também em Nova Prata. A nora da ex-vereadora, Patrícia dos Santos, prestou sua homenagem à Roseli na despedida. “Ela era uma boa pessoa para toda a cidade. Ela me tratava como uma filha dela. Aonde quer que ela esteja, vou estar com a Roseli”, falou a nora. O restante da família não quis se manifestar sobre a perda durante a despedida.
O velório também foi marcado pela presença de figuras políticas do Rio Grande do Sul, entre elas a ex-prefeita de Cristal, amiga de partido de Roseli e atual secretária Estadual da Mulher, Fábia Almeida Richter, e a deputada estadual delegada Nadine Anflor, que estava em agenda pelo interior e se deslocou para Nova Prata assim que ficou sabendo da morte de Roseli.
“A política nos aproximou. Ela chegou antes de mim no PSD e concorremos juntas. Tínhamos na militância pela saúde uma aproximação. Ela era uma mulher incrível, feliz, alegre e que cativava a todos. Foi muito ruim ver ela morrendo dessa forma. E isso só fortalece o que temos dito, de que não é só com delegacia que vamos resolver. É um comportamento social que precisa ser revisto. Precisamos dos homens nessa luta”, afirmou a secretária da Mulher do RS.
“A morte da Roseli foi um choque para todos nós. Cada mulher que morre no RS faz eu me sentir um pouco culpada. Acho que todo gaúcho deveria se sentir assim também. Esse não é um fenômeno que ocorre apenas aqui, mas que tem que nos envergonhar. Os homens do RS estão nos envergonhando. Eu e a Roseli tínhamos uma relação recente, mas muito intensa, que se aproximou nos últimos meses em função da política. Ela sempre foi uma mulher forte e que representava muito para todas nós”, completou a deputada estadual.
Roseli foi assassinada pelo seu ex-marido, Ari Albuquerque, que também foi encontrado morto no mesmo local. O crime ocorreu por volta das 3h, no apartamento da ex-vereadora, no Centro de Nova Prata
Fonte: Rodrigo Thiel / Correio do Povo