O clima agradável neste sábado em Porto Alegre levou muitas famílias à Festa Julina do IAPI, realizada na Praça Alim Pedro, na zona Norte. Com fogueira feita com materiais diversos, palco, brincadeiras típicas, atrações musicais e de dança e ainda comercialização de alimentos, o evento, organizado pela Associação dos Moradores da Vila dos Industriários (Amovi), ocorre até à noite, e com clímax no acendimento da pira, às 20h. A entrada é gratuita.
O tradicional evento, com apoio de entidades como a Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Corpo de Bombeiros, ocorre anualmente desde 1953, porém, em 2025, é a primeira vez que a Prefeitura, por meio do Orçamento Participativo, apoia a organização. “O evento tomou uma proporção muito grande, e a fogueira é mesmo o ponto alto, porque as crianças esperam muito por este momento”, contou a presidente da Amovi, Luiza Malaquias de Souza.
De acordo com ela, a festa foi realizada no ano passado, mesmo com Porto Alegre vivendo sob efeito das enchentes de maio, porque houve uma vontade dos moradores em celebrar a resiliência. “Não faríamos, mas muita gente nos cobrou, até como uma forma de as pessoas celebrarem a alegria. Esta região não foi atingida pela água, mas muitos moradores trabalham em áreas afetadas, e a Amovi virou um grande ponto de recebimento de donativos. A comunidade se uniu bastante com esta ação”, acrescentou ela.
O casal Benhur Pimentel, empresário, e Josiane Machado, autônoma, levou o filho Benício, 4 anos, para a festa, com o pequeno vestido a caráter para o evento julino, com chapéu de palha, pintura no rosto e roupas coloridas. A família é moradora do bairro Jardim Botânico. “Está muito bacana esta festa, e fazemos questão de cultivar as tradições com nosso filho. Frequentamos o evento já há alguns anos e a cada ano, ela fica melhor”, elogiou Benhur.