
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) informou, no começo da tarde desta terça-feira, que estão mantidas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais para os campi de Porto Alegre e Eldorado do Sul tanto para a tarde, como para a noite de hoje, enquanto, no câmpus litoral Norte, as atividades estão flexibilizadas em ambos os turnos.
A decisão, da reitoria, e avaliada previamente pelo Comitê de Assessoramento Técnico para Eventos Climáticos, considera ativos meteorológicos para a região Metropolitana de Porto Alegre. Ainda no caso das instalações do litoral, alunos e servidores não serão prejudicados caso não consigam comparecer presencialmente na UFRGS.
Os procedimentos que devem ser adotados por docentes e gestores nesta situação estão elencados nas instruções normativas disponíveis no site da universidade. De acordo com a MetSul Meteorologia, a formação do ciclone ao longo desta terça provoca chuva generalizada no Estado e muitos pontos do restante do Sul do Brasil. A pressão atmosférica vai despencar, à medida que o sistema passa pelo RS. Ainda na segunda-feira, temporais atingiram o nordeste da Argentina.
Da tarde para a noite de hoje, o centro do ciclone se desloca rumo a Leste e no final do dia deve estar na altura da Lagoa dos Patos, muito próximo de Porto Alegre e do norte da lagoa com pressão ainda menor. A Defesa Civil Municipal tem um alerta ativo de cor vermelha, indicando risco muito alto, para acumulados de chuva em torno de 70 milímetros, acompanhado por raios, ocasional queda de granizo e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilômetros por hora.
O alerta ainda informa que os acumulados poderão sobrecarregar o sistema de drenagem, resultando em alagamentos pontuais e temporários, e nas cabeceiras da bacia do Guaíba poderão provocar elevação gradual e relativamente rápida dos níveis do lago. Há moderado a alto potencial para movimentos de massa nas áreas de encostas, suscetíveis a erosão, com potencial para queda de vegetais.
Fonte: Correio do Povo