
A virada no tempo ainda no fim da noite de sábado, que provocou a queda nas temperaturas, também trouxe chuva forte a moderada para algumas cidades do estado causando estragos pontuais. Em algumas localidades, teve registro de queda de granizo e rajadas de ventos fortes, com destelhamentos, quedas de árvores, danos especialmente nas localidades rurais e alguns transtornos. Equipes da Defesa Civil atuam desde à noite de sábado no atendimento às famílias afetadas pela chuva e operam para minimizar os efeitos do temporal na região.
No município de Aceguá, a Defesa Civil atendeu ao menos três chamados envolvendo destelhamentos em virtude dos fortes ventos que atingiram a cidade ainda durante a madrugada. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Rodrigues Pinheiro, uma casa foi completamente destelhada na comunidade do interior de Coxilha Seca. “Outros dois galpões também sofreram danos nos telhados por conta das rajadas de vento. Os estragos ocorreram em Colônia Nova e na localidade de Espantosa. Como paliativo fizemos a entrega de lonas e ao longo da semana vamos providenciar a compra de telhas.” Segundo Pinheiro, teve queda de granizo por volta das 5h30.
Estragos provocados pela chegada do temporal também foram contabilizados na cidade de Bagé. Conforme informado pela Defesa Civil do município, a queda de granizo registrado ao longo da madrugada destelhou residências e causou danos em telhados de casas localizadas nos bairros Tarumã, Arvorezinha e Castro Alves. Também teve registro de queda de uma árvore no bairro Floresta. Na cidade, os ventos chegaram a uma velocidade de 40,7 km/hora.
Outros municípios do interior, como Arroio Grande, Candiota, Hulha Negra, Jaguarão, Santana do Livramento e São José do Norte também reportaram pequenos estragos em decorrência do temporal, com danos em moradias e queda de árvores.
Fonte: Correio do Povo