
Setembro se despediu do Rio Grande do Sul com o avanço de chuva, dando início a um período de instabilidade no território gaúcho. Contudo, a quarta-feira, 1º, começa com chuva, mas ela não deve atingir todo o estado.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o Oeste e o Sul devem ter um dia predominantemente com tempo firme em que o sol aparece com nuvens. No Centro, Norte e o Nordeste do estado, incluindo a Grande Porto Alegre, o novo mês se inicia com variação de nuvens com sol, períodos de nebulosidade e chuva ou garoa em alguns momentos. Na capital, a temperatura varia entre 17ºC e 23ºC.
O prognóstico ainda indica que a quarta-feira começa com um pouco frio na Campanha e no Sul enquanto nas demais áreas o primeiro amanhecer de outubro será ameno. A tarde terá temperatura agradável por todo o estado.
No Chuí, a temperatura varia entre 11ºC e 21ºC. Em Caxias do Sul as marcas variam de 15ºC a 20ºC, enquanto Santa Rosa fica entre 17ºC e 26ºC. Já em Bagé, a mínima será de 10ºC e a máxima de 22ºC.

O que esperar do tempo em Outubro
Outubro é um mês tipicamente de primavera com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil ao passo que no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil marca o retorno da chuva mais frequente com temporais principalmente da tarde para a noite.
O tempo severo, a propósito, é uma das características de outubro que é um dos meses mais tempestuosos do ano no Sul do país pelo encontro das massas de ar frio e quente, além da atuação de áreas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala (aglomerado de nuvens carregadas).
Em Porto Alegre, por exemplo, outubro tem precipitação média histórica (série 1991-2020) de 153,2 mm. Trata-se de uma das mais médias mensais mais altas de precipitação na capital gaúcha, só atrás de julho (163,5 mm).
A temperatura mínima média é de 15,7ºC e máxima média histórica de 25,2ºC. O Oceano Pacífico Equatorial segue mais frio que média, mas a tendência é de resfriamento maior do oceano neste mês com condições de La Niña gradualmente se instalando.
No Sul do Brasil, grande parte da região deve ter chuva perto ou acima da média neste mês que se começa. Os maiores acumulados devem se dar no Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Norte, e em parte de Santa Catarina.
Segundo a MetSul, não se afasta que a chuva localmente seja excessiva com o ar muito quente e o padrão seco no Centro-Oeste e o Sudeste. Além disso, estas áreas terão maior propensão para temporais, alguns fortes a severos de vento e granizo.
Mais ao Sul gaúcho, algumas áreas podem ter precipitação mais abaixo da média. Grande parte do Centro-Sul do Brasil terá mais um mês de temperatura acima ou muito acima da média. A tendência é que as marcas fiquem mais acima da climatologia em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste.
No Sul do Brasil, em geral, a temperatura deve ficar acima da média. No Rio Grande do Sul, os desvios devem ser menores e parte do estado, inclusive, pode ter marcas perto das médias históricas. Assim, não se antecipa um outubro muito quente para os gaúchos, embora sejam previstos alguns dias de calor e até intenso.
Massas de ar frio ainda chegam ao estado gaúcho, com menor intensidade e mais esporádicas.
Fonte: MetSul Meteorologia