
O Rio Grande do Sul tem uma sexta-feira marcada pelo retorno da chuva, que traz transtornos ao território gaúcho, como alagamentos, quedas de árvores e vias obstruídas. Confira abaixo como ficará o tempo no final de semana, conforme informações da MetSul Meteorologia:
No final da tarde e noite de hoje, o tempo apresenta melhoria em áreas mais a Leste do estado, exceção do Sul, como a Grande Porto Alegre, e a temperatura se eleva com o vento Norte, mas não faz 30ºC nesta tarde na área metropolitana. No fim do dia, com a aproximação de uma massa de ar frio que avança do Chile, onde provocou rara ocorrência de neve em Santiago, uma frente fria se ativa no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva e temporais.
Chuva e massa de ar frio
No decorrer do sábado, impulsionada pela massa de ar frio, o sistema frontal avança de Sul para Norte no território gaúcho com chuva, que pode ser forte, e risco de novas ocorrências de temporais.
Em Porto Alegre e região, a frente fria chega entre o final da madrugada e o começo da manhã depois de um começo de sábado com vento Norte, tempo firme e temperatura alta para o período noturno.
No domingo, a frente fria ainda traz chuva para pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, especialmente no Alto Uruguai, Serra e Litoral Norte, enquanto na maior parte do estado o tempo melhora com chegada de ar seco e frio.
Frente fria e queda de temperatura
A frente fria que vai avançar neste sábado trará uma queda enorme da temperatura. Depois do forte calor da tarde de hoje em parte do estado e das temperaturas altas na madrugada e começo da manhã do sábado no Norte e no Nordeste gaúcho, as marcas nos termômetros vão despencar.
Por isso, as máximas do sábado ocorrem no começo do dia, até com calor em pontos do território gaúcho na madrugada, e as mínimas vão se dar no final do sábado, quando os termômetros devem indicar temperaturas perto e pouco abaixo de 10ºC na maioria das cidades gaúchas, inclusive em Porto Alegre.
Foto: Correio do Povo