
O Reforma que Transforma celebra seus resultados de 2025, se consolidando como o maior projeto social da história da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço. Com 4 anos de atividade, o projeto já realizou 2.631 obras em todo o Brasil. Com foco em combater o déficit habitacional qualitativo no Brasil, o programa subsidiou mais de 150 dessas obras nas cidades de Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS).
O Reforma que Transforma oferece o chamado “kit reforma”, que contempla projeto, materiais e mão de obra qualificada. Para famílias em situação de vulnerabilidade, as obras são viabilizadas via subsídio integral.
“Mais do que uma reforma, entregamos um modelo que combina viabilidade técnica e impacto social em escala. O objetivo da Gerdau é transformar casas impróprias em lares seguros, pois entendemos que uma moradia digna e saudável é o ponto de partida para que o indivíduo tenha mais autoestima, saúde e condições de construir um futuro melhor. Assim, criamos um efeito positivo em cadeia que reflete diretamente na saúde, na educação, na inclusão e na economia das comunidades.” afirma Paulo Boneff, Líder Global de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Organizacional da Gerdau.
O projeto não apenas melhora a infraestrutura das residências, mas também movimenta a economia, tendo envolvido diretamente 21 executores e 28 lojistas parceiros na execução das obras e fornecimento de materiais. Além disso, das 539 obras entregues, 48 foram doadas para colaboradores da Gerdau.
“Como mãe solo e chefe de família, os desafios são diários, e ver essa transformação acontecer traz um alívio enorme. Ter um banheiro reformado e seguro é muito mais do que uma mudança na casa; é uma garantia de saúde e dignidade para mim e para o meu filho. Antes, enfrentávamos infiltrações e riscos, mas hoje sinto que moro em um lar de verdade, mais justo e acolhedor”, celebra Edi Saraiva de Lara, moradora de Charqueadas (RS) e uma das beneficiadas pelo programa.