
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, esteve na manhã desta sexta-feira no Distrito de Arroio Grande. Ele participou de uma vistoria nas áreas mais afetadas pela chuva, de 85,2 mm que atingiu a cidade entre quarta e quinta-feira. Segundo informações da prefeitura do município, 80 famílias(cerca de 300 pessoas) seguem isoladas no local. Destas, 20 moram na estrada de Três Barras, outras 10 na estrada do Arroio Lobato, 30 na Comunidade dos Fernandes e outras 20 em Passo dos Fontana.
Cinco equipes da prefeitura seguem no local para resolver os problemas. “Estamos avaliando os danos e já mobilizando as equipes para restabelecer os acessos. Mais uma vez, o Distrito de Arroio Grande foi bastante castigado pelas chuvas. Seguiremos mobilizados para atender a comunidade”, destacou o prefeito. Na manhã desta sexta, a Defesa Civil emitiu alerta laranja, já que existe previsão de chuva neste e nos próximos dias, o que também pode impactar nos serviços de recuperação.
Na localidade as cabeceiras das pontes dos Bonas e do Darol foram danificadas, quatro passagens molhadas foram destruídas e a estrada dos Minello ficou submersa com a chuva.
A ERS 511, em Arroio Grande, foi temporariamente interrompida, para avaliação de uma cabeceira. Equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esteve no local e o trânsito foi liberado.
Em Sobradinho, uma passagem provisória que dava acesso ao bairro Baixada foi levada pelas águas. “Já havíamos concluído em novembro a passagem permanente e no ano que vem íamos deslocar esta que a água levou para onde fosse necessário, mas foram mais de 100 milímetros de precipitação em seis horas”, lamenta o coordenador municipal de Defesa Civil, Cassiano Ruoso Moraes.
Fonte: Angélica Silveira / Correio do Povo