Paulo Camargo, ex-CEO de organizações como McDonald’s Brasil, Zamp, Espaçolaser e Iron Mountain, lançará no próximo dia 25, às 19h, na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi, em São Paulo, seu primeiro livro, intitulado Seja o líder que você gostaria de ter como chefe, publicado pela editora Gente. O livro traz uma proposta prática e inspiradora de liderança, com base na vivência de seus mais de 30 anos de carreira, e apresenta o conceito de liderança tridimensional, que equilibra gestão, autoliderança e liderança de pessoas para construir resultados consistentes com mais significado e impacto humano.
Paulo é o líder por trás da transformação do McDonald’s para Méqui, uma das maiores viradas de posicionamento de marca já vistas no país. De acordo com ele, toda grande transformação começa com as pessoas, e ao longo da carreira, mostrou que é possível unir empatia, coragem e visão estratégica para gerar resultados, tanto nos negócios quanto na vida de quem lidera. Como CEO, foi responsável pela virada do McDonald’s para “Méqui”, além de liderar marcas como Burger King, Starbucks, Subway e Popeyes à frente da ZAMP. Também comandou a Espaçolaser, presente em cinco países da América Latina, e a Iron Mountain, na Espanha. “Ao liderar equipes e formar times vitoriosos, enfrentei grandes desafios, e talvez o maior deles tenha sido lidar com as minhas próprias expectativas sobre como um líder deve ser e agir”, comenta Camargo.
O livro reúne estratégias para superar a insegurança e se tornar um líder confiante e inspirador, dicas para integrar equipes e potencializar resultados, competências essenciais para liderar e desenvolver pessoas, a importância da comunicação estratégica na gestão de equipes, como criar significado até para as tarefas simples do dia a dia e como o poder da vulnerabilidade e da autenticidade pode gerar confiança e engajamento. “É um guia direto dos bastidores da liderança real, com ferramentas práticas, desafios superados e soluções que funcionam. Tudo para liderar com mais clareza, coragem e resultado”, diz Camargo.
A liderança exige uma combinação de atributos como inteligência emocional, visão estratégica, capacidade de adaptação e foco em resultados. Comunicação eficaz, tomada de decisão, empatia, respeito e poder de motivar a equipe também são indispensáveis. “Uma das perguntas que mais me fazem é se a liderança é um hábito ou um dom natural. Talvez seja um pouco dos dois. Mas se há uma certeza, é esta: ninguém lidera sozinho. Um líder só se torna líder quando conquista seu primeiro colaborador e seguidor. Até lá, ele é apenas mais uma pessoa com ideias, metas e desejos. E é justamente por depender de pessoas que a liderança se torna tão desafiadora, especialmente porque quem ocupa cargos de gestão, muitas vezes, evita pedir ajuda”, analisa Camargo.
Liderar não é fácil, mas pode ser aprendido, e esse aprendizado pode acontecer em qualquer fase da carreira profissional. “Você não precisa, nem deve, ser o super-herói que resolve tudo e salva o mundo ao fim do dia. É por isso que se forma um time forte e preparado, para que, juntos, funcionem como uma orquestra afinada sob a sua regência. Afinal, um líder sabe-tudo não inspira ninguém. Líderes lideram pessoas e, como elas, estão em constante evolução, porque liderar também é saber errar, aprender e evoluir, sempre. Seja o líder que você gostaria de ter como chefe é um convite a todos que acreditam que é possível liderar com verdade, humanidade e impacto real”, conclui Camargo.
Com uma carreira sólida à frente de grandes companhias, Paulo Camargo conhece de perto os principais desafios da liderança moderna. Neste livro, ele compartilha, com autenticidade e empatia, como é possível liderar com presença, desenvolver pessoas e impulsionar resultados reais. Um dos executivos mais admirados do Brasil, reconhecido como um dos melhores CEOs do país, mentor de CEOs e palestrante, tem MBA pela Universidad Europea de Madrid e formações em instituições como Mackenzie, Harvard, Wharton e IESE.