Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

CEO da NVIDIA, Jensen Huang, recebeu a Medalha de Honra IEEE 2026

Crédito: Divulgação

O IEEE, a maior organização profissional técnica do mundo, com mais de 500.000 profissionais em nível global, dedicada ao avanço da tecnologia em benefício para a humanidade, orgulhosamente anuncia que Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, foi escolhido para receber a Medalha de Honra IEEE de 2026, a maior honraria da organização, e o prêmio de US$ 2 milhões. Huang foi reconhecido por sua visão e liderança, assim como pelo seu trabalho pioneiro em computação acelerada, que tem levado a NVIDIA para a vanguarda da inovação tecnológica.

Este reconhecimento se soma a outros prêmios recentes de Huang, como o Prêmio Rainha Elizabeth de Engenharia, Personalidade do Ano do Financial Times e da TIME Magazine, além da Professor Stephen Hawking Fellowship. Sob sua liderança, a NVIDIA – que se tornou a primeira empresa a superar US 5 trilhões em capitalização de mercado em outubro de 2025 – inventou a primeira unidade de processamento gráfico (GPU) em 1999 – um desenvolvimento revolucionário que transformou a computação e permitiu avanços em medicina, engenharia, robótica, veículos autônomos, indústria e muito mais. A previsão de Huang sobre computação acelerada lançou as bases para as tecnologias de IA e para a revolução industrial de hoje.

“A Medalha de Honra IEEE representa o topo da realização na carreira”, declarou Mary Ellen Randall, presidente do IEEE. “As contribuições de Jensen Huang expandiram as fronteiras da tecnologia e possibilitaram inovações cujo impacto ainda não foi sequer imaginado. O IEEE orgulha-se por reconhecer o trabalho que, não apenas define a excelência em nosso campo, mas também inspira a próxima geração de engenheiros e tecnólogos.”

CONTRIBUIÇÕES

Criada em 1917, a Medalha de Honra IEEE é concedida a pessoas cujas contribuições moldaram profundamente a tecnologia e a engenharia. Seus destinatários ousadamente visualizam o novo e o revolucionário, expandindo os limites do possível. Suas realizações inspiram os tecnólogos de hoje a tornar o mundo um lugar mais inovador e melhor. Esses pioneiros transformam ideias radicais em realidades que mudam o mundo e remodelam a forma como vivemos, trabalhamos e nos conectamos. Huang junta-se a uma linhagem diferenciada de laureados com a Medalha de Honra, cujo trabalho transformou a vida moderna, incluindo Vinton G. Cerf e Robert Kahn (arquitetura da Internet), Bradford W. Parkinson (GPS) e Morris Chang (semicondutores).

A plataforma de computação acelerada da NVIDIA alimenta todos os setores, desde a ativação de modelos de IA generativa, como o ChatGPT, à construção das principais fábricas e data centers de IA do mundo. O compromisso de Huang com a inovação e sua capacidade de operar décadas à frente das tendências do setor criaram uma infraestrutura que capacita tecnólogos em todo o mundo e impacta milhões de vidas diariamente.

“Receber a Medalha de Honra IEEE é profundamente gratificante. Esse reconhecimento reflete o trabalho de milhares de engenheiros e pesquisadores da NVIDIA”, declarou Huang. “Desde a invenção da GPU até o desenvolvimento das modernas fábricas de IA, ajudamos a iniciar uma nova revolução industrial. Este prêmio pertence a toda a comunidade que construiu o ecossistema CUDA, computação avançada além da Lei de Moore, e continua a expandir as fronteiras da inteligência artificial. Juntos, estamos construindo um futuro incrível para o nosso planeta.”

Pelo segundo ano consecutivo, a Medalha de Honra IEEE inclui um prêmio de US$ 2 milhões, ressaltando a importância do prêmio como um dos reconhecimentos mais significativos em tecnologia em todo o mundo, como também a natureza integral da engenharia e da ciência na abordagem de desafios globais e no avanço do mundo.

Últimas Notícias