Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mobilidade do futuro chega à TranspoSul com ESG, IA e caminhões autônomos

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: GG4-4056-scaled.jpg

A 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística chega a Porto Alegre (RS) entre hoje e o próximo dia 26 de setembro, das 14h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS. Considerada a maior do setor no Sul do Brasil, a feira reúne as principais marcas do transporte rodoviário de cargas e logística e, aliando exposição de soluções e tecnologias com um congresso de alto nível. Realizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), a edição de 2025 se estrutura em quatro grandes eixos temáticos: ESG, Gestão, Negócios e Inteligência Artificial. A programação do Congresso TranspoSul trará especialistas de referência para debater os impactos da sustentabilidade, da digitalização e das novas práticas de gestão sobre a competitividade do setor.

“O evento é um ambiente de convergência, onde tecnologia, inovação e conhecimento se encontram para fortalecer o transporte e a logística no Brasil. Nesta edição, queremos mostrar como o ESG e a Inteligência Artificial, somados à boa gestão, geram negócios mais sustentáveis e competitivos”, afirma o presidente do SETCERGS, Delmar Albarello.

Além dos debates, a TranspoSul reforça seu papel como vitrine para lançamentos e ponto de encontro para empresários, gestores, embarcadores e profissionais que buscam parcerias e oportunidades de mercado.

DEBATES

O avanço do ESG, da inteligência artificial e dos caminhões autônomos vem transformando a forma como o transporte rodoviário de cargas opera em todo o mundo. Desde a última década, quando os primeiros testes de veículos autônomos ganharam força nos Estados Unidos, Europa e Ásia, empresas do setor passaram a investir em tecnologias capazes de reduzir emissões, aumentar a eficiência e elevar a segurança nas estradas.

O palestrante será David Silvério, Consultor de Inovação e Novos Negócios na Mercedes-Benz Caminhões, com mais de 16 anos de experiência no setor automotivo. Ele lidera projetos estratégicos focados em veículos autônomos, combustíveis alternativos, ESG e soluções para mobilidade e logística. Sua trajetória inclui atuação global junto a equipes na Europa, Estados Unidos, América Latina e Japão, trazendo uma visão ampla das tendências que estão moldando o transporte.

Últimas Notícias