
Ao todo, 828 casas devem ser desocupadas para finalização da estrutura – Foto: Vanessa Pedroso/Rádio Guaíba
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes iniciaram nesta semana a demolição de casas das vilas Tio Zeca e Areia, no bairro Farrapos, na zona Norte de Porto Alegre. O trabalho ocorre em razão da retomada das obras das alças da nova Ponte do Guaíba. Ao todo, oitocentas e vinte e oito casas devem ser desocupadas para finalização da estrutura. Cerca de trezentas já estão liberadas.
O secretário municipal de Habitação, André Machado, explicou que a área a ser demolida foi dividida em dezesseis lotes. Segundo ele, até a última terça-feira, aproximadamente noventa famílias já haviam sido realocadas.
Machado reforçou que, do total de moradores, a maioria já está apta para o programa Compra Assistida, iniciativa do Governo Federal para beneficiar as famílias com um imóvel no valor de duzentos mil reais.
O secretário da Reconstrução, Maneco Hassen, destacou que a prioridade é garantir dignidade às famílias. Ele salientou que a a partir da desocupação, a obra da ponte será retomada de forma imediata.
A previsão é de que a realocação dos moradores seja concluída até dezembro deste ano. Já a obra, no início de 2026.