Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Casa Perini lança o espumante Rubi, brut rosé

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Casa-Perini-Rubi-Brut-Rose-Credito-CorteFood-3-scaled.jpg

Casa Perini apresenta seu lançamento, o espumante Rubi, um brut rosé elaborado a partir de um blend das uvas Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay, que passa a integrar a linha especial da vinícola, ao lado do já reconhecido Cristal, um demi-sec branco à base da uva Vermentino e medalhado com Grande Ouro em sua primeira edição, decorado com um cristal transparente aplicado na garrafa.

Produzido com uvas cultivadas 100% no Vale Trentino, o Rubi carrega em sua essência a autenticidade do terroir da microrregião e reforça o compromisso da marca com a identidade local, além da alta qualidade.

A novidade da vinícola se posiciona como um item que confere elegância à mesa nas festas e eventos em geral, sendo uma peça de personalidade vibrante, contemporânea e sofisticada. A garrafa, que traz um cristal austríaco vermelho, incorporado ao design, é um reflexo direto desse conceito, dialogando com o universo fashion e com consumidores que valorizam estética e atitude em cada detalhe.

De acordo com Pablo Onzi Perini, Diretor de Marcas e P&D, e sommelier da vinícola, o lançamento representa uma evolução natural da linha Cristais. “É um produto que preserva nossa alma, mas com uma apresentação que expressa a parte sensorial do espumante em termos de cores, aromas e sabores, em uma garrafa transparente para enaltecer seu delicado tom rosé. Ainda, exprime notas florais e frutadas, associadas à finesse de um paladar fresco, prolongado e versátil na harmonização. Enfim, o Rubi incorpora o pilar da elegância e da contemporaneidade, que são valores essenciais para a Casa Perini”, afirma.

Com ações de lançamento voltadas para influenciadoras de moda e formadores de opinião, a Casa Perini reforça a proposta do Rubi como uma expressão de estilo, além de sinalizar que a linha Cristal seguirá em expansão, pois um terceiro rótulo já está nos planos para o próximo ano.

ESSÊNCIA

O Casa Perini Rubi nasce em vinhas com solo argilo-arenoso, formados com mudas europeias certificadas. Na taça, apresenta coloração blush delicada, com perlage fino, intenso e persistente, formando uma elegante coroa de espuma cremosa. No olfato, revela aromas frescos de acerola, morango, nectarina, lima e pomelo, além de nuances florais de rosas, hibisco e flor de açafrão, complementadas por notas de chocolate branco e confeitaria fina. Em boca, entrega frescor e intensidade, com acidez vibrante que envolve o palato e prolonga a sensação gustativa, sustentada pela cremosidade do perlage do início ao fim.

Versátil, o Rubi harmoniza com oleaginosas, frutos secos, canapés, saladas, ceviches e tartares, além de peixes como salmão e robalo. Também acompanha massas e risotos de vegetais e frutos do mar, queijos leves com mel ou geleias e sobremesas delicadas, tornando-se uma escolha refinada para experiências gastronômicas completas.

Últimas Notícias