
Um dos grandes nomes do jornalismo cultural, Paulo Moreira, falecido em 2023, dá nome à nova sala da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Andradas, 736) espaço que será inaugurado neste sábado, dia 13, às 17h. Na ocasião, o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn (DPNH) promovem uma roda de conversa sobre música, jazz, cultura e sobre o próprio Moreira.
O crítico Roger Lerina convida os jornalistas Cássia Zanon, Iria Pedrazzi, Juarez Fonseca e Márcio Pinheiro, além de Cláudia Beylouni Santos, uma das idealizadoras do Festival Paulo Moreira, para compartilhar as suas memórias e anedotas. O evento acontece na data do aniversário do homenageado, no Auditório Luis Cosme, que fica no 4º andar da CCMQ.
Após a morte de Moreira, todo o seu acervo foi doado à DPNH pelas suas filhas, Rafaela e Roberta, e pela sua irmã, Cristina Moreira. A instituição dedica-se à preservação do acervo relacionado à música do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo, além de promover oficinas e shows para fomentar a cultura regional.
Com a inauguração da Sala Paulo Moreira, todos os CDs, DVDs e livros ficarão disponíveis para consulta e pesquisa do público, mediante agendamento pelo e-mail [email protected]. A lista dos títulos disponíveis pode ser consultada no site do Acervo da Discoteca, procurando por “Paulo Moreira” na caixa de pesquisa.
Correio do Povo