
Como parte das comemorações dos seus 35 anos, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), inaugura no dia 25 de novembro, às 18h, o Terraço Petrobras. Com vista panorâmica da cidade de Porto Alegre (RS), o jardim sensorial fica no sétimo andar e propõe um refúgio para contemplação e descompressão. Além de explorar os aspectos visuais da própria Casa, o local conta com um jardim que estimula o olfato, o tato, a visão, a audição e o paladar, reunindo plantas nativas do Rio Grande do Sul, além de caixas de seixos rolados, areia, saibro e brita.
Durante o evento que marca a abertura do novo espaço, a sutilizadora corporal e artista Carina Sehn, e a compositora e designer de sons Carina Levitan vão ministrar a performance Escuta do Agora no Jardim Sensorial. A meta é oferecer um tempo de pausa e sintonia com estímulos sensoriais, como uma forma de contemplação e conexão com a natureza por meio dos cinco sentidos. A performance ainda inclui a distribuição de mudas de algumas das plantas presentes no local, oportunizando ao público levar uma extensão do jardim sensorial para as suas casas.
O novo espaço da CCMQ valoriza a biodiversidade gaúcha, reunindo espécies representativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como Erva Pompom, Farroupilha, Íris, Butiá, Erva-Mate, Guaimbé e Capim dos Pampas. Dessa forma, estimula os sentidos por meio de cores, aromas, texturas, sons e sabores, seja pela vegetação, seja pelos percursos que podem ser realizados no terraço, provocando uma espécie de jogo sensório e lúdico a quem o visita.
O Terraço Petrobras conta ainda com guarda-corpo e acessibilidade universal garantida para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, com rampas que permitem chegar nas bordas do espaço e ter uma visão completa, tanto do jardim quanto da vista do entorno. O projeto, concebido pelos arquitetos José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, conta com paisagismo sustentável orientado pela agrônoma Cláudia Litvin, preservou as características do conjunto histórico tombado com uma construção leve, modular e sobreposta, utilizando técnicas de montagem sem perfurações nos pisos originais, que compõem o patrimônio edificado da Casa.
VISITAÇÃO
Após a sua inauguração, o local poderá ser visitado pelo público, sem necessidade de agendamento prévio, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h, e fará parte das visitas mediadas gratuitas oferecidas pela instituição. “O Terraço Petrobras oferece uma das vistas mais privilegiadas da Casa de Cultura Mario Quintana, agora aberto ao público com segurança e acessibilidade, atendendo às normas de PPCI e equipado com um moderno guarda-corpo”, destaca a diretora da CCMQ, Adriana Sperandir.
O terraço foi viabilizado pela Petrobras, que entrou recentemente como nova patrocinadora da CCMQ, por meio de edital do Programa Petrobras Cultural. A empresa ainda vai proporcionar o Plano Bianual da Casa, que teve início no último mês de agosto e terá vigência até julho de 2027, com um investimento total de R$ 3,2 milhões pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O valor corresponde a mais de 50% dos recursos necessários para executar o plano, garantindo a manutenção de diversas atividades culturais gratuitas.
A Petrobras se soma aos outros parceiros e permite que a instituição avance em experimentações e qualificação artística, atuando fortemente na educação e na profissionalização dos setores, e oferte espaços, equipamentos e equipes técnicas para que cada atividade possibilite a melhor experiência estética possível a toda a comunidade. Entre as ações previstas para os próximos dois anos da CCMQ estão exposições de artes visuais, apresentações musicais e de artes cênicas, feiras e editais de economia criativa, atividades literárias, programação radiofônica, visitas mediadas, eventos multiculturais e iniciativas de formação. Os recursos disponibilizados pelos patrocinadores possibilitam ainda a contratação de mais de 40 profissionais regulares, em áreas como comunicação, educativo, produção executiva e de teatros, equipes técnicas e de acessibilidade, que complementam o quadro de servidores da Sedac.
O novo espaço reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a CCMQ. O jardim sensorial do Terraço Petrobras será o segundo a ser inaugurado pela Casa, que também conta desde 2002 com o Jardim Lutzenberger, no quinto andar, com uma centena de espécies da paisagem cultural agrícola sulina, entre plantas alimentícias, medicinais, temperos e ornamentais. O espaço complementa o centro cultural de 11 mil m² que também abriga livraria, café, restaurante, loja especializada e bar; espaços expositivos e quatro galerias de arte; quarto do poeta e acervo Mario Quintana; duas bibliotecas; dois teatros e um auditório; salas multiuso de ensaio, oficinas e cursos; memoriais dedicados a Theodor Wiederspahn e Oliveira Silveira; Acervo Elis Regina; Discoteca Natho Henn e três salas de cinema.