A Caravana de Impacto já está cruzando o Rio Grande do Sul. Com o objetivo de conectar oito regiões do Estado sob a temática da inovação sustentável, a iniciativa do Impact Hub Porto Alegre vai fazer escuta ativa, identificando a vocação e a cultura empreendedora de impacto nos territórios a partir de modelos de negócio que conciliem propósito e rentabilidade, fortalecendo o ecossistema gaúcho de inovação.
Com o encerramento da primeira fase – kick-offs com representantes estratégicos das regiões para avançar no planejamento da Caravana a fim de contemplar as particularidades e potencialidades de cada uma delas –, as startups podem se inscrever para o Desafio de Inovação de Impacto – RS 2025 ou Pitch Day de cada região até 18 de setembro (no link). As startups selecionadas serão conhecidas quatro dias depois.
Será por meio do Pitch Day que ocorrerá a identificação, o suporte e o impulsionamento de soluções inovadoras para enfrentar os grandes desafios sociais, ambientais e econômicos do Estado. A Caravana tem patrocínio da Coalizão pelo Impacto POA e apoio em nível institucional da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), secretarias estaduais de Cultura e de Inovação, Ciência e Tecnologia.
“A Caravana de Impacto é um programa pioneiro, onde estamos percorrendo diversos ambientes de inovação do Estado buscando startups e negócios de impacto a fim de gerar visibilidade, oportunidades e negócios por meio da economia de impacto”, explica a diretora da ImpactHub Porto Alegre, Daniela Giffoni. Ela destaca que o RS já conta com diversos empreendimentos no segmento, porém muitos não se reconhecem nem atuam com esse posicionamento no mercado. “Por isso, precisamos disseminar a pauta da economia de impacto e dar visibilidade para os empreendedores e negócios que têm potencialidade ou já atuam com impacto positivo”, complementa a coordenadora da Coalizão pelo Impacto POA, Ana Lúcia Maciel.
Entre as ações a serem desenvolvidas até o final de outubro, estão reuniões, mentorias e workshops como o MDIC, sobre o CADIMPACTO, a plataforma oficial do Governo Federal para empreendimentos de impacto.
O Pitch Day com startups e bancas avaliadoras em cada região do Estado se converte em uma das mais significativas atividades presenciais. Trata-se daquele evento, no ecossistema de inovação, quando as startups apresentam seus projetos ou ideias de negócios a investidores, potenciais parceiros ou clientes, geralmente em um curto período de tempo. “O Pitch Day fecha com chave de ouro o ciclo de diagnóstico”, finaliza Daniela.