
O projeto de implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, foi detalhado, nessa segunda-feira, durante audiência pública na Assembleia Legislativa.
A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, destacou que, no primeiro momento, serão oferecidos seis cursos, sendo eles, Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia. Ao todo, serão ofertadas duas mil e oitocentas vagas de graduação. A previsão é de que as atividades tenham início em 2026.
A deputada federal Denise Pessoa, do PT, que participou da ocasião e integra a mobilização da comunidade pela universidade na Serra, argumentou que o campus vai potencializar a região, além de oportunizar que os jovens tenham mais perspectiva de acesso ao ensino superior, de forma gratuita e com qualidade.
O local para funcionamento do campus ainda não foi definido. A projeção é de que a escolha seja anunciada nas próximas semanas.
Conforme a deputada, agora, a proposta aguarda a autorização do Conselho Universitário, que deve ocorrer em setembro.
O projeto é viabilizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – o PAC Universidades, iniciativa do Governo Federal, com investimento de mais de setenta milhões de reais via Ministério da Educação.