Terceira edição do festival de café oferecem consumos de diferentes tipos da bebida, palestras e workshops com representantes do setor
O movimento intenso marcou o segundo dia da 3ª edição do Caféstival, maior evento de café do Sul do Brasil, que está aberto até às 22h deste sábado e segue até a noite deste domingo no BarraShopping Sul. Além de degustação de cafés de mais de 40 marcas, há formações para todos os públicos estão nas palestras, workshops e bate-papos que abordam diferentes temas do ramo.
“Essa terceira edição tem a intenção de furar a bolha de consumo do café especial e chegar no maior público, tornando o evento gratuito, sem valor de ingresso e trazendo consumidores de café de toda origem”, afirma Lucas Eibs, um dos idealizadores do festival, junto com Gustavo Leão, Guert schinke e Eurico Albrecht.
Entre os principais destaques deste sábado, estão o campeonato de expresso, em que os competidores recebem um café surpresa e têm determinado período de tempo para fazer a regulagem, extração e entregar a melhor bebida. Em paralelo, profissionais reconhecidos do ramo realizam workshops, palestras e cursos técnicos voltados ao público geral.
Nos workshops, foram trabalhados temas desde como melhorar o café em casa, com dicas para escolher o melhor grão, como moer e preparar um café de qualidade, até workshops mais avançados, como o café na coquetelaria, unindo o universo da mixologia, e a gestão de cafeterias. “A gente atende o leigo, iniciante, entusiasta até o profissional já existente”, resume.
Entre o público, estão muitas pessoas que começaram a se interessar por café e encontraram oportunidade de buscar mais referências e gostos. Uma delas é Jaqueline Sieg. “Nunca tinha visto um festival desses aqui em Porto Alegre, e achei bem legal”, conta. Ela começou a se interessar por café, comprou um moedor para grãos e está se especializando no assunto. Ficou sabendo do evento pelas redes sociais e trouxe o seu marido, Marco Pereira, e seu genro, Artur Santanna.
“Deu para ver que tem muita coisa, muita variedade de café. O pessoal está bem interessado, e tem vários assuntos que dá para a gente se especializar mais. Sobre os formatos de café, os produtores, os tipos de café e de torra. Está bem interessante”, afirma.
Eibs acredita que o número de participantes será maior do que as últimas edições. Inicialmente esperando um público de 10 mil pessoas, agora estima que, até domingo, mais de 20 mil passem pelo espaço em três dias.
“Nas edições anteriores, o evento era fechado e necessitava ingresso para participar. A partir do momento que a gente traz para o BarraShopping, a ideia é justamente ser gratuito e aberto. Naturalmente, o público que passa pelo shopping já pode entrar e se tornar maior”, garante. “A gente já era antes o maior evento da região sul do Brasil sobre cafés especiais. E agora a gente passa a ser um dos maiores eventos do Brasil também”, finaliza.