
Termina no dia 10 de dezembro o prazo para adoção e entrega de presentes da Campanha Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Sul.
A iniciativa, que há 36 anos mobiliza a sociedade para atender pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social, ainda tem diversas cartinhas aguardando padrinhos e madrinhas na Agência Central de Porto Alegre, localizada na rua Siqueira Campos, 1.100.
Muitos dos pedidos refletem sonhos simples e afetivos: Gonzalo, de 8 anos, escreveu dizendo que “se comportou e merece uma bola de futebol”. Talita, 7, deseja ganhar um cachorrinho de pelúcia. Entre os itens mais procurados estão bolas, bichos de pelúcia, material escolar, roupas e bicicletas.
Adoção física e digital
Neste ano, oito municípios participam da campanha no RS: Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.
A adoção das cartinhas pode ser feita presencialmente nas agências centrais ou pelo site blognoel.correios.com.br ou também diretamente na sede dos Correios do município.
As cartas disponíveis foram enviadas por escolas da rede pública selecionadas pelas secretarias municipais e estadual de Educação, além de instituições parceiras como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Uma parceria firmada no ano passado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ampliou a participação de abrigos na ação.
Como entregar os presentes
Os presentes adotados devem ser entregues nas agências centrais das cidades participantes até 10 de dezembro, em embalagem reforçada e com o código da carta visível para garantir a correta destinação.
Mobilização nacional
A edição gaúcha começou em 12 de novembro, enquanto o lançamento nacional ocorreu em 7 de novembro, em Brasília.
Em todo o Brasil, a campanha segue ativa — somente no ano passado, quando completou 35 anos, 350 mil cartinhas foram adotadas, chegando ao total de quase 7 milhões desde sua criação.
Todas as informações oficiais sobre datas, horários e locais de adoção e entrega estão disponíveis no Blog Noel, canal exclusivo da campanha. Os Correios reforçam que não distribuem cartas diretamente nas residências, e que as entregas devem ser feitas apenas nos pontos indicados.
Solidariedade que transforma
Entre os voluntários, a doadora Mercedes Jung, funcionária do Banrisul, participa há anos e diz que o gesto tem um sentido especial:
“O que motiva a gente é ajudar um pouquinho essas crianças. Eu sempre escolho uma menina e um menino para presentear. Muitas vezes é a única oportunidade que essa criança vai ter de receber um presente. Dá pra ver que são crianças em vulnerabilidade. Então, conseguimos fazer uma diferença”, destacou.
Com a aproximação do prazo final, a campanha reforça o convite para que mais pessoas se tornem padrinhos e madrinhas e ajudem a transformar em realidade os pedidos deixados nas cartinhas.
Fonte: Correio do Povo