
Apesar da diversidade de hábitos alimentares, a carne de frango e o ovo figuram entre os ingredientes mais versáteis e consumidos na mesa dos gaúchos e dos brasileiros. A versatilidade dessa proteína animal é valorizada e incentivada na campanha que a SPR assina para a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). A ação de comunicação tem lançamento nesta terça-feira, 2 de setembro, com peças publicitárias que incluem anúncios, mídia Out of Home (OOH), spot 30”, VT 30” e redes sociais.
A partir da missão que recebeu da Asgav – criar uma campanha para incentivar e valorizar o consumo da carne de frango e ovo, mostrando a versatilidade desses alimentos na criação de diferentes pratos, desde receitas mais simples e econômicas até pratos mais elaborados e com um custo mais elevado – a SPR chegou ao conceito “De um jeito ou de outro, todo mundo gosta”. A mensagem traz, em si, a versatilidade dos alimentos e como a carne de frango e o ovo são consumidos por pessoas de todas as classes sociais, idades e profissões.
O principal desafio foi criar uma campanha de valorização da carne de frango e do ovo em um cenário no qual outros tipos de proteína, como a carne vermelha, ainda ocupam grande espaço no imaginário coletivo e na tradição culinária, especialmente no Rio Grande do Sul. Era necessário reposicionar esses alimentos de maneira positiva, acessível e aspiracional, destacando sua versatilidade sem cair em estereótipos. A proposta criativa precisava dialogar com públicos diversos — de diferentes faixas etárias, classes sociais e perfis de consumo — sem perder leveza e verdade. O caminho encontrado foi abraçar a pluralidade de usos e gostos, com uma mensagem simples e poderosa: “de um jeito ou de outro, todo mundo gosta”.
RECURSOS
O Diretor de Criação Fábio Henckel destaca que a campanha une talento humano e recursos de inteligência artificial em uma narrativa acessível, afetiva e plural. “Queríamos mostrar que a carne de frango e o ovo estão presentes na mesa de todos os públicos, em diferentes contextos, pratos e momentos do dia. Fizemos questão de trazer naturalidade, como se fossem ações do cotidiano, porque, no fim das contas, sempre há espaço para um prato com carne de frango ou com ovo nas mais diferentes rotinas”, afirma.
De acordo com José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Asgav, a campanha criada pela SPR seguiu mais uma vez o projeto inicial desenvolvido pela entidade, “trazendo alternativas criativas e estratégicas para incentivar o consumo de carne de frango e evidenciar as marcas das indústrias que produzem essa proteína no Rio Grande Sul”.