Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Campanha da SPR para a Asgav valoriza carne de frango e o ovo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: SPR_frangoasgav2.png

Apesar da diversidade de hábitos alimentares, a carne de frango e o ovo figuram entre os ingredientes mais versáteis e consumidos na mesa dos gaúchos e dos brasileiros. A versatilidade dessa proteína animal é valorizada e incentivada na campanha que a SPR assina para a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). A ação de comunicação tem lançamento nesta terça-feira, 2 de setembro, com peças publicitárias que incluem anúncios, mídia Out of Home (OOH), spot 30”, VT 30” e redes sociais.

A partir da missão que recebeu da Asgav – criar uma campanha para incentivar e valorizar o consumo da carne de frango e ovo, mostrando a versatilidade desses alimentos na criação de diferentes pratos, desde receitas mais simples e econômicas até pratos mais elaborados e com um custo mais elevado – a SPR chegou ao conceito “De um jeito ou de outro, todo mundo gosta”. A mensagem traz, em si, a versatilidade dos alimentos e como a carne de frango e o ovo são consumidos por pessoas de todas as classes sociais, idades e profissões.

O principal desafio foi criar uma campanha de valorização da carne de frango e do ovo em um cenário no qual outros tipos de proteína, como a carne vermelha, ainda ocupam grande espaço no imaginário coletivo e na tradição culinária, especialmente no Rio Grande do Sul. Era necessário reposicionar esses alimentos de maneira positiva, acessível e aspiracional, destacando sua versatilidade sem cair em estereótipos. A proposta criativa precisava dialogar com públicos diversos — de diferentes faixas etárias, classes sociais e perfis de consumo — sem perder leveza e verdade. O caminho encontrado foi abraçar a pluralidade de usos e gostos, com uma mensagem simples e poderosa: “de um jeito ou de outro, todo mundo gosta”.

RECURSOS

O Diretor de Criação Fábio Henckel destaca que a campanha une talento humano e recursos de inteligência artificial em uma narrativa acessível, afetiva e plural. “Queríamos mostrar que a carne de frango e o ovo estão presentes na mesa de todos os públicos, em diferentes contextos, pratos e momentos do dia. Fizemos questão de trazer naturalidade, como se fossem ações do cotidiano, porque, no fim das contas, sempre há espaço para um prato com carne de frango ou com ovo nas mais diferentes rotinas”, afirma.

De acordo com José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Asgav, a campanha criada pela SPR seguiu mais uma vez o projeto inicial desenvolvido pela entidade, “trazendo alternativas criativas e estratégicas para incentivar o consumo de carne de frango e evidenciar as marcas das indústrias que produzem essa proteína no Rio Grande Sul”.

Últimas Notícias