Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Campanha da Escala para o DetranRS usa humor para valorizar o bom motorista.

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: DetranRS-Frame-Filme-Agencia-Escala.jpeg

O movimento intenso nas estradas, durante o verão, vem sempre acompanhado de uma campanha de conscientização do DetranRS. Para o verão 2025/2026, a Escala criou uma campanha com um apelo original. Em vez de repreender os maus motoristas, a mensagem enaltece quem dirige com cuidado, comparando esses cidadãos responsáveis aos profissionais mais admirados da estação: os salva-vidas.

O conceito traz a síntese criativa do raciocínio: “Na estrada, o salva-vidas é você”. Peças leves e bem-humoradas mostram que o motorista que não bebe e que respeita as leis de trânsito também salva muitas vidas.

No filme, um homem de regata amarela observa o mar. O texto dá a entender que estamos falando sobre os salva-vidas, embora o personagem não corresponda exatamente ao perfil desse tipo de profissional. Em outras peças, as imagens principais são de bóias (que costumam salvar vidas) em formato de placas de trânsito.

Vale destacar também os painéis sequenciais na estrada do mar, com aplique de uma casinha de salva-vidas em tamanho real. Sobre a casinha, a tradicional bandeira vermelha é um sinal de perigo, que ganha um novo significado com o título da peça: “Na estrada, a bandeira é sempre de atenção. Dirija com cuidado.”

A campanha conta com mídia 360º, ativações no litoral Norte e Sul, comercial de TV, mídia externa, rádio e mídia online. Tudo para comunicar, de forma clara e criativa, que salvar vidas é um ato de heroísmo que está ao alcance de todos.

Ficha Técnica:

Agência: Escala

Cliente: DetranRS – Governo RS

Produto: Institucional – Educação para o Trânsito

Campanha: Salva-Vidas – Na estrada, o salva-vidas é você.

Aprovação Cliente: DetranRS: Eduardo Augusto Manica/ SECOM RS: Natacha Gastal

Negócios e Atendimento: Débora Masiero, Rafaela Franco e Marcele Menezes

Diretora de Planejamento: Renata Schenkel

Planejamento: Débora Masiero e Calvin Wallau

Direção Executiva de Criação: Roberto Lopes
Direção de Arte: Guilherme Bongiolo
Redação: Josué Orsolin
Direção de Criação de Conteúdo: Bruna Dahmer
Equipe de criação: Letícia Baldin, Camila Pereira, Heloísa Giusti

Mídia: Ana Fernandes

Produção gráfica e eletrônica: Gisele Pereira, Luciano Franczak

Produtora de vídeo: Polvo

Direção de cena: Gustavo Tissot
Produtora de áudio: Clamp Music
Imagens e Tratamento de imagem: Meca

Últimas Notícias