
Avança uma mobilização inter-regional e estadual que busca viabilizar a construção de uma ponte localizada entre os municípios de Estrela, Cruzeiro do Sul, e Lajeado, nos vales do Taquari e Rio Pardo, com o lançamento da campanha “Ponte dos Vales”. Com o slogan “A ponte que todos precisam! Para nunca mais parar”, um projeto foi apresentado em Estrela pela Agência de Publicidade Falara, e pretende mobilizar diversas frentes na defesa das obras.
O valor do projeto é estimado em R$ 280 milhões. A extensão total da construção envolve 3,1 quilômetros – sendo 1,2 somente de ponte, com altura de até 36 metros, sendo nas vigas dois metros acima da enchente de 2024. Apesar de fisicamente localizada entre os municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul, e próxima de Lajeado, a ligação é apontada como solução inter-regional e estadual para um gargalo na mobilidade e logística comercial, industrial, urbana e turística para as regiões dos vales e de todo o Rio Grande do Sul.
No ato, foi debatido que cerca de 40 bilhões e estimados 70% do PIB estadual passam por esta zona, que necessita de alternativas viáveis à BR-386, como forma de aliviar o intenso tráfego e ser caminho em caso de desastres naturais, como em enchentes, ou mesmo de desastres viários. Entre as principais manifestações dos presentes, esteve a defesa para que o atual projeto fosse exposto não apenas para a superação dos desastres climáticos, que causaram prejuízos logísticos ao Estado, mas também como alternativa diária para todos os gargalos atuais.
A reunião, que ocorreu na sede da Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), contou com a presença de diversas autoridades das regiões dos vales do Taquari e Rio Pardo, como políticos, empresários, líderes de entidades e representantes de diversos setores da comunidade. Além dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Cesar Leandro Marmitt, o “Dingola”; e de Estrela, Carine Schwingel, marcaram presença ainda o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Daniel da Rosa, e representantes de outros municípios.
Fonte: Correio do Povo