
Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado neste sábado, a Secretaria Estadual da Saúde promove uma caminhada, intitulada de “O Amor Vive”, a partir das oito da manhã, com saída da Usina do Gasômetro, em direção à Rótula das Cuias, em Porto Alegre.
O coordenador adjunto da Central Estadual de Transplantes da Secretaria, James Cassiano, destacou que a atividade busca dar visibilidade especialmente às pessoas transplantadas e em lista de espera, além dos profissionais que atuam na área.
Entre janeiro e a primeira quinzena de setembro de 2025, foram realizados mil quinhentos e quarenta e nove transplantes de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul. James reforçou que, apesar da melhora nos índices em relação aos anos anteriores, quase três mil pessoas continuam em lista de espera por um órgão no Estado.
Do total, mais de mil e quatrocentas aguardam por um rim; mais de cento e setenta por um fígado; quinze por um coração; oitenta e cinco por um pulmão e mais de mil e cem por córneas.
O coordenador salientou ainda que é muito importante que aqueles que desejam ser doadores manifestem a intenção junto à família.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, uma única pessoa pode salvar até oito vidas, com a doação de coração, fígado, rins, pâncreas, pulmões e tecidos, entre eles, córneas, pele, vasos, ossos e tendões.