Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Camarada Camarão chega a Porto Alegre e inaugura primeira unidade no Sul do país

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: img160.jpg

Nesta quinta-feira, 4, o Camarada Camarão inaugura sua 33ª unidade no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, marcando a chegada da rede pernambucana de frutos do mar à região Sul do Brasil. Localizado em uma área de 1.450 metros quadrados, o restaurante tem capacidade para receber até 230 clientes em um ambiente amplo, moderno e acolhedor.

Com investimento de R$ 6 milhões e a geração de 100 empregos diretos, a nova unidade foi projetada para oferecer uma experiência completa: além do salão principal, o espaço conta com brinquedoteca, área pet, sala para eventos privados e programação de música ao vivo, reforçando o conceito de ser um destino para famílias e encontros sociais.

Fundado em Pernambuco, em 2005, o Camarada Camarão é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos frutos do mar, pelos pratos generosos e pelo atendimento acolhedor, que preserva a hospitalidade nordestina em cada detalhe. O cardápio reúne receitas inspiradas no litoral do Nordeste brasileiro, com camarões, peixes, lagostas e frutos do mar frescos, preparados com temperos típicos e combinações exclusivas que conquistaram paladares em diversas regiões do país.

“A chegada a Porto Alegre representa um marco especial para o Camarada Camarão. Depois de consolidarmos a nossa presença em vários estados, damos agora o primeiro passo no Sul do Brasil, trazendo a riqueza da culinária nordestina e o sabor inconfundível dos nossos frutos do mar aos gaúchos. É um desafio que nos motiva muito e reforça nosso compromisso de expandir levando a qualidade, o sabor e a experiência que são a essência da nossa marca”, afirma Sylvio Drummond, CEO da rede.

Para a superintendente do BarraShoppingSul, Stelamaris Parenza, a novidade vai ser muito bem recebida e reforça a área gastronômica do mall. “Estamos muito felizes com a chegada do Camarada Camarão se juntando às outras 11 operações do Baixo Barra, especialmente por ser a primeira unidade do Sul. Certamente será um espaço para experiências incríveis para nossos clientes, trazendo um pouco do gosto do Nordeste para Porto Alegre”, afirma.

Com unidades espalhadas em todas as regiões do país, o Camarada Camarão integra, desde junho de 2025, o Grupo Alife Nino, após união com o Grupo Drumattos, formando um dos dez maiores grupos de food service do Brasil.

Últimas Notícias