Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Câmara de Vereadores homenageia os 49 anos da Igreja Universal

Durante a cerimônia, representantes da Igreja Universal receberam uma placa em reconhecimento aos 49 anos de atuação da instituição Foto: Fabiano do Amaral / CP

O Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre, ficou lotado na noite desta terça-feira para uma homenagem especial. Em sessão solene, os 49 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus foram celebrados. A iniciativa foi dos vereadores Carlo Carotenuto e José Freitas, ambos do Republicanos, em reconhecimento ao trabalho social e espiritual da instituição na capital gaúcha.

Presente ao ato, o líder da Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Sérgio Corrêa, agradeceu a distinção do parlamento municipal, mas ressaltou que o foco da instituição continua sendo o amparo diário à população que sofre.

“É sempre um prazer receber uma homenagem numa casa tão importante quanto a Câmara, mas o nosso trabalho ainda tem uma estrada muito grande pela frente. O lema da Igreja Universal é ir atrás das pessoas que estão sofrendo e tentar ajudá-las. Diante de tanto sofrimento, nós não atentamos muito para a questão do aniversário, nós olhamos para o trabalho que temos pela frente. Trabalhamos diuturnamente, não tem Natal, Ano Novo ou feriado. A gente só vai descansar quando chegar no céu mesmo.”

O vereador José Freitas, um dos proponentes da sessão solene, destacou a importância dessa parceria entre as ações promovidas pela igreja e o poder público no atendimento básico à comunidade.

“O braço social da Igreja Universal chega aonde o poder público não alcança. Se não fosse esse trabalho social, o gasto do próprio poder público seria muito maior. São milhares de pessoas atendidas na parte social e, principalmente, no espiritual. Essa homenagem representa o reconhecimento por esse esforço, por tudo o que a instituição faz para estender as mãos a quem precisa.”

Prestigiando a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Sérgio Peres, também do Republicanos, enalteceu a atuação dos mais de 18 mil voluntários no estado. Ele detalhou o impacto desses projetos em asilos, presídios e no socorro a vítimas de catástrofes climáticas nas periferias.

“É uma instituição que tem um trabalho social e espiritual muito relevante: nos presídios, com os Anjos da Madrugada e no socorro durante as enchentes. São mais de 18 mil voluntários no estado em projetos como o ‘Depressão tem Cura’, visitando hospitais e levando marmitas nas madrugadas. Muitas vezes o Estado não chega nas periferias, mas as equipes de voluntários estão ali para estender a mão aos mais necessitados e rejeitados.”

De olho no futuro, os representantes da Universal já planejam uma grande mobilização externa para o ano que vem, quando a instituição completará meio século de história. Na plateia estiveram presentes obreiros, pastores, representantes da classe política e fiéis, gratos ao trabalho de ajuda e acolhimento realizado pela instituição religiosa.

Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba

Últimas Notícias