
A Câmara de Porto Alegre votou, nesta segunda-feira, uma resolução da mesa diretora que acaba com as sessões plenárias nas quintas-feiras. O texto foi aprovado com 21 votos a favor e 10 contrários. A prática – que já não era comum desde 2022 – agora deixou de ser uma possibilidade. O projeto foi assinado por vereadores do PL, Novo, Republicanos, Cidadania, Podemos, MDB, PT e PCdoB.
Apesar da pluralidade do apoio à matéria, o projeto não foi consenso. A bancada do PSol, a bancada do PSDB, o vereador Jonas Reis (PT) e a vereadora Mariana Lescano (PP) foram contrários a proposição. Na ocasião, Pedro Ruas (PSol) subiu na tribuna para advogar contra o texto. “Respeitando, evidentemente, as posições contrárias às nossas, a posição do PSol é contra a resolução”.
A mesa diretora afirma que a proposta trata apenas da “atualização normativa de uma prática já consolidada”. Em sua redação, o projeto defende que a mudança não acarretará em prejuízo na produtividade do plenário, uma vez que as sessões já não vinham sendo realizadas há anos.
Fonte: Rodrigo Stolzmann / Correio do Povo
*Supervisão Mauren Xavier