
A comissão especial do Plano Diretor de Porto Alegre vai voltar a se encontrar nesta quinta-feira para dar início aos trabalhos de discussão. As atividades do grupo estavam suspensas na espera do protocolo do projeto por parte da Prefeitura, que se deu no último dia 12 de setembro. Agora, o grupo se reunirá para começar a elaborar um plano de trabalho e debater mudanças na composição das temáticas.
A matéria está sendo adiada há cerca de cinco anos. Trata-se de um documento que estabelece as diretrizes e normas para o desenvolvimento da cidade no longo prazo. Em virtude disso, há grande disputa de interesses envolvendo o texto.
Na sessão de instalação da comissão, a oposição – alegando o desrespeito da proporcionalidade na divisão dos cargos – abandonou a reunião em protesto. Entretanto, informações dos bastidores indicam que o cenário pode mudar. O grupo é presidido por Idenir Cecchim (MDB), líder da base.
Articula-se a inserção dos não governistas nas temáticas ambiente natural e estrutura e infraestrutura urbana. Consideradas estratégicas, as sub-relatorias receberiam como seus revisores Giovani Culau (PCdoB) e Juliana de Souza (PT), respectivamente.
Fonte: Rodrigo Stolzmann / Correio do Povo
*Supervisão Mauren Xavier