
A Câmara de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira uma moção em apoio à Operação Contenção, deflagrada no final de outubro contra a facção Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A proposta foi do vereador Matheus Schilling (Novo).
“A bandidagem não pode ter a última palavra. Precisamos reconhecer que o Brasil está a caminho de se tornar um narcoestado e que a segurança pública deve ser uma das nossas principais preocupações”, afirmou Matheus Schilling.
Ainda segundo Schilling, a moção simboliza a união das instituições democráticas em torno da lei e da segurança pública. “Precisamos olhar não só para os criminosos, mas também o reflexo que isso gera na sociedade. A mãe chorando por um filho perdido para o crime, um empresário que não consegue trabalhar pois tem que pagar taxa para facção. Sem paz, não há liberdade”, disse.
A Operação Contenção foi a mais letal da história do Brasil. O balanço oficial aponta que a ação deixou 121 pessoas mortas, incluindo dois policiais civis e dois militares