
Mais um passo foi dado para o estádio Antônio Braz Sessim, o Sessinzão, em Cidreira, virar um autódromo. Em sessão na Câmara Municipal da cidade do Litoral Norte, na noite de segunda-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade a autorização para a prefeitura ceder para a iniciativa privada a estrutura para a construção de uma pista oval.
Com a autorização, a prefeitura deve sancionar a proposta nos próximos dias e lançar o edital de concessão ainda neste mês. A duração da concessão deve ser de 30 anos.
“Vivíamos a expectativa da aprovação, pois fizemos diversas reuniões com o prefeito, com áreas técnicas da prefeitura e com a presença dos vereadores durante toda a negociação. Agora, teremos que esperar o período para os trâmites legais e depois vamos seguir com o projeto. Estamos tomando algumas decisões internas na federação para programar como vamos viabilizar o projeto”, revelou o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor.
O laudo de resistência das estruturas do estádio foi realizado e liberado para o empreendimento. A partir que os trâmites burocráticos serem vencidos, o próximo passo será buscar investidores para tornar o local “habitável” e iniciar a construção do circuito oval. “Temos contatos com promotores nacionais que querem utilizar o espaço. Até mesmo antes da construção da pista, eles pretendem realizar competições em pista de terra”, afirmou Signor.
O presidente da FGA destaca que o litoral tem um grande potencial para ser desenvolvido com o automobilismo e que a pista será a primeira 100% oval da América latina. Existe ainda um estudo para a implantação de uma pista de kart no interior do oval, o que faria o local ter ainda mais movimento.
O principal desafio é a busca por investidores. “Fácil não é, mas a federação esta abraçando uma causa nobre e que vale muito a pena. O estádio estava propenso para ser demolido. Antes de ficar na omissão, vamos para a ação. O projeto é bom e temos muito espaço para crescer o automobilismo no RS”, completou o presidente da FGA.
Hoje o Rio Grande do Sul tem quatro autódromos em funcionamento, com o de Cidreira será o quinto. A FGA tem 2,7 mil pilotos cadastrados e 45 clubes filiados.