Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Cabanhas de Santa Catarina são grandes campeãs da raça Brahman na Expointer 2025

Foto: Pedro Piegas / Correio do Povo

O julgamento dos zebuínos da raça Brahman na Expointer 2025, ocorrido na tarde desta terça-feira, foi marcado pelo domínio de cabanhas de Santa Catarina. O grande campeão macho da raça foi o animal Mr 1114 Da Ceregatti, box 1824, da Cabanha Fazenda Ceregatti de Pouso Redondo. Já a grande campeã fêmea foi Miss Zaara, box 1840, da Cabanha Talismã de Içara.

Os julgamentos ocorreram na cancha principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Apesar da raça ter o animal mais pesado da Expointer 2025, o touro Falcão não pôde disputar o grande campeonato por conta do limite de idade de três anos para o certame principal. Com 1.430 quilos, o animal já possui sete anos.

Um dos pecuaristas responsáveis pela Cabanha Fazenda Ceregatti, Emerson Ceregatti celebrou o terceiro título consecutivo de macho grande campeão da propriedade na Expointer. Desde que passaram a participar da feira, em 2023, haviam conquistado dobradinha na raça no primeiro ano e em 2024.

“Retornamos em 2025 com animais mais jovens. O grande campeão é um animal de 17 meses com 625 quilos, que vem de uma genética importada dos Estados Unidos. Estamos sempre aprimorando a genética em nossa propriedade, buscando linhagens novas e contribuindo com o desenvolvimento da raça e da pecuária brasileira. É uma satisfação imensa, principalmente por conquistar com um animal da nova remessa”, afirmou.

O pecuarista Edinaldo de Souza Borges, da cabanha Talismã, também celebrou o título conquistado pela propriedade na fêmea grande campeã da raça Brahman. “Ela completou dois anos, que agradou pela característica de feminilidade e grande carcaça desenvolvida. Vir aqui na Expointer e tirar uma grande campeã não tem preço”, completou Borges.

Esta foi a primeira participação da cabanha da feira, que também chama a atenção justamente por ser de propriedade do touro Falcão, o mais pesado da Expointer 2025.

Confira os grandes campeões da raça Brahman:

  • Macho

Mr 1114 Da Ceregatti
Tatuagem JCT1114
Box 1824
Criador Cleverson Miguel Ceregatti
Cabanha Fazenda Ceregatti
Pouso Redondo-SC

  • Macho reservado

Mr Majestozo
Tatuagem PVT232
Box 1827
Criador Adilor Pedro Viana
Cabanha Talismã
Içara-SC

  • Fêmea

Miss Zaara
Tatuagem PVT224
Box 1840
Criador Adilor Pedro Viana
Cabanha Talismã
Içara-SC

  • Fêmea reservada

MS 1009 FIV 12
Tatuagem BPAR 1009
Box 1842
Criador Adilor Pedro Viana
Cabanha Talismã
Içara-SC

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias