
Maior celebração da cultura gaúcha, a Semana Farroupilha transforma Porto Alegre durante o mês de setembro. Entre as principais atrações comemorativas, o Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, já recebeu milhares de visitantes, porém, de acordo com a Brigada Militar (BM), apenas 70 ocorrências foram registradas.
O dado chama a atenção diante da expectativa de que mais de dois milhões de visitantes vão circular pelo local. Para a instituição, estar presente no Acampamento Farroupilha carrega um simbolismo especial em 2025.
No coração do acampamento, a BM mantém um Posto de Atendimento na Casa do Gaúcho. De lá, coordenam-se as equipes que atuam 24 horas por dia, em turnos contínuos, com 102 policiais militares – o mesmo efetivo empregado no ano passado. O policiamento é diversificado, com efetivo a pé no interior do parque, de motocicleta em áreas estratégicas e motorizado na parte externa.
Entre as medidas preventivas, a BM também reforça orientações às famílias, para cuidado com crianças e uso das pulseiras de identificação disponibilizadas no posto policial. Elas registram nome e contato dos responsáveis, facilitando a localização em caso de afastamento. “O objetivo é que o público aproveite a festa com tranquilidade. Estamos empregando 102 PMs de forma permanente, dia e noite”, explica o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Eduardo Moura Mendes.
Apesar da multidão, as ocorrências registradas pela BM o início desta semana, reforçam a tranquilidade no parque. “O total de 70 ocorrências representa uma média extremamente baixa em relação ao público que está circulando no local”, explica o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Eduardo.
Ocorrências registradas no Acampamento Farroupilha:
- 14 furtos de telefone celular
- 7 furtos simples
- 6 perdas de celular
- 6 perdas de documentos
- 3 lesões corporais
- 3 casos de embriaguez
- 3 ameaças
- 1 desaparecimento de menor (já localizado)
- Entre outros registros de menor gravidade.
Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo