
A Brigada Militar reforçou laços com os moradores da Vila Farrapos, na zona Norte de Porto Alegre. Isso porque, na manhã deste sábado, a corporação promoveu um evento gratuito na praça do Sesi, na rua Bambas da Orgia, com foco em aproximar as famílias do trabalho policial. O efetivo do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) organizou a iniciativa.
Batizada de “Patrulha da Alegria”, a atividade teve as crianças como foco, além de adolescentes e famílias. Durante a ocasião, o público teve a oportunidade de interagir com os PMs e participar de atividades lúdicas de educação. O objetivo foi promover valores de cidadania, segurança e convivência.
A trilha sonora ficou por conta da Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar, que foi fundada em 1912 e que, desde então, marca presença nos projetos sociais da instituição. Também esteve presente a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), projeto de prevenção dedicado aos mais jovens.
“Nossa intenção com esse evento foi mostrar aos moradores um outro lado da atividade policial. Sabemos que eles já estão acostumados com as guarnições em patrulhamento, mas nem todos conhecem as ações de enfoque social e educativo que promovemos. Hoje, mais uma vez, mostramos o porquê da Brigada Militar ser a verdadeira força da comunidade”, afirmou a capitã Thaís Bueno Ferreira.
A capitã Bueno também antecipou que o 11º BPM organizará um evento de Dia das Crianças, em outubro, mas na região da Vila Jardim. Além disso, em outra nota válida de destaque, ela ainda ressaltou que o efetivo tem removido, junto ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pichações atribuídas a grupos criminosos.
“Nossos policiais fazem a remoção de símbolos e frases de muros, fachadas de residências e estabelecimentos comerciais. Ao retirarmos os sinais visuais do crime, também reforçamos a presença das forças de segurança e restauramos a tranquilidade da população”, enfatizou a capitã Bueno.
Marcel Horowitz/Correio do Povo