
As inovações tecnológicas e os conteúdos técnicos que impulsionam a competitividade de uma das mais importantes indústrias do Brasil e do mundo, a cadeia da química e do plástico, estarão em evidência durante a Expo Supplier’s. Promovido pela Braskem, o evento será realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, de 2 a 4 de dezembro, no Polo Petroquímico de Triunfo.
Entre paineis e exposições, o encontro reunirá alguns dos principais nomes do setor para o debate dos desafios e oportunidades do mercado, além de fornecedores que irão apresentar soluções em áreas como sustentabilidade, logística, elétrica, instrumentação, caldeiraria e laboratório, entre outras.
Um dos destaques da programação do evento será o painel de abertura, que contará com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast-RS), Alfredo Schmitt; Nelzo Silva (diretor industrial da Braskem no RS) e do Deputado Federal gaúcho Afonso Motta, presidente da Frente Parlamentar da Química e autor do Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (PRESIQ). Aprovada pelo Senado Federal recentemente e sujeita à sanção do presidente da República, a iniciativa representa o mais importante pacote de incentivos do setor para os próximos anos.
Nos dois primeiros dias de evento haverá, ainda, uma visita técnica guiada pelo Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) da Braskem. Inaugurado em 2002, trata-se do maior da companhia no mundo, com seis mil metros quadrados de área total com laboratórios responsáveis pela elaboração de novas soluções sustentáveis, entre elas, o eteno de fonte renovável que deu origem ao portfólio I’m green™ bio-based da Braskem.
“O Polo Petroquímico do Rio Grande do Sul, onde a Braskem tem relevante participação, investe continuamente em tecnologias e ações que visam à constante evolução da segurança, competitividade e sustentabilidade das operações industriais, tornando-o uma das referências no segmento. E muito disso se deve à excelência técnica e à sinergia dos profissionais que atuam aqui. Entre integrantes e fornecedores, são eles que trazem inovações e soluções que geram valor a uma cadeia que é estratégica para diversos segmentos que impactam positivamente a vida das pessoas”, afirma o diretor industrial da Braskem no RS, Nelzo Silva.