Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Braskem lança o Programa de Estágio 2026

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, lança o Programa de Estágio 2026 para estudantes universitários e do ensino técnico. Há vagas em diferentes estados do país e o objetivo é formar profissionais para início de carreira. As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro e podem ser realizadas no site.

O estágio na Braskem é voltado para estudantes a partir de 18 anos com matrículas em diversos cursos. Para o estágio universitário, é necessário ter previsão de formatura entre 2027 e 2028, já para o estágio técnico, é fundamental haver ao menos um ano de vínculo com a instituição de ensino. O programa estimula tanto o desenvolvimento contínuo quanto o aprendizado prático, já que permite aos estudantes aprender enquanto contribuem de forma significativa nas plantas industriais e nos ambientes corporativos.

A Braskem é uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas, e líder mundial na produção de biopolímeros, o que torna possível a pessoa estagiária ter contato e trocas com times globais, além de envolvimento em projetos conectados ao negócio. E mais, existem muitos benefícios no programa: bolsa-auxílio competitiva, convênio médico, vale-refeição ou refeitório, vale-transporte, estacionamento ou fretado, seguro de vida e day off de aniversário.

“A pessoa estagiária vivencia uma experiência real de desenvolvimento, por meio de projetos desafiadores e acompanhamento de profissionais experientes, além de estar em uma companhia que valoriza diversidade e inovação”, diz Gustavo Espinheira, Gerente de Atração de Talentos e Desenvolvimento Organizacional da Braskem. Outro ponto forte é a inclusão. “Formatar o programa para possibilitar a entrada de pessoas com estilos, origens, histórias e características diferentes é algo que se alinha à nossa cultura empresarial e impacta positivamente no negócio”, ressalta.

O Programa de Estágio da Braskem foi reconhecido no prêmio CIEE 2024 como um dos melhores do Brasil. “O reconhecimento da companhia como uma das melhores empresas para estagiar é algo que reflete a nossa estratégia. Temos paixão por transformar e foco em desenvolver o potencial das pessoas”, finaliza o executivo.

Últimas Notícias