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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Brasil chega a 500 mil eletrificados em julho e bate novo recorde de venda de veículos elétricos

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Carros-Eletricos-scaled.jpg

O mercado brasileiro de veículos eletrificados acaba de atingir a marca de 503.654 unidades vendidas desde o início da contabilização da série histórica da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), que teve início em 2012 e se estende até julho de 2025. O volume expressivo reflete a evolução acelerada da eletromobilidade no país, que nos primeiros anos registrava vendas ainda tímidas, com apenas 117 unidades em 2012, e pouco mais de uma década depois, supera a casa do meio milhão de veículos leves eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) em circulação.

O segmento de veículos 100% elétricos (BEV) também atingiu um feito inédito ao registrar 7.010 unidades comercializadas em julho, o maior volume mensal da série histórica da ABVE. Até então, o recorde havia sido alcançado em maio, com 6.969 unidades. Apenas dois meses depois, o mercado voltou a superar suas próprias marcas, evidenciando o crescente interesse do consumidor brasileiro por soluções de mobilidade sustentável.

A trajetória da eletromobilidade no Brasil está sendo marcada por um crescimento exponencial nos últimos três anos, impulsionado pela maior oferta de modelos, expansão da infraestrutura de recarga e incentivos de políticas públicas, consolidando o país como um dos mercados emergentes mais promissores para tecnologias de baixo carbono no setor automotivo.

Outro recorde que merece destaque é a venda de ônibus elétricos, que registrou um marco histórico, com a comercialização de 160 unidades no mês. O resultado representa um crescimento exponencial de 370,6% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas 34 unidades, consolidando o maior volume mensal já observado no país para este segmento.

Na comparação com julho de 2024, quando apenas 13 unidades haviam sido comercializadas, o avanço é ainda mais expressivo, alcançando a marca de 1.130,8%. O desempenho reforça a tendência de aceleração da eletromobilidade no transporte público brasileiro, impulsionada por políticas de descarbonização, investimentos em infraestrutura de recarga e maior adesão de municípios à tecnologia elétrica para frotas urbanas.

MENSAL

Em julho de 2025, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados registrou a venda de 19.016 unidades, consolidando um crescimento expressivo frente aos meses anteriores e reforçando a trajetória de expansão da eletromobilidade no país. O volume total de veículos leves comercializados no período foi de 229.948 unidades, com os eletrificados alcançando uma participação de 8,27% (segundo a Fenabrave).

O segmento de veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV) manteve a liderança, com 15.654 unidades vendidas, representando 82,3% do total de eletrificados. Os híbridos tradicionais responderam pelos 17,7% restantes, somando 3.362 unidades.

Entre os plug-in, os PHEV lideraram com 8.644 unidades, equivalentes a 55,2% do segmento. O volume representa uma alta de 17,6% em relação a junho (7.347) e de 29,7% na comparação com julho de 2024 (6.660). Já os BEV atingiram um recorde histórico, com 7.010 unidades comercializadas, ou 44,8% das vendas da categoria, superando em 18,6% o resultado do mês anterior (5.912).

O bom desempenho dos elétricos plug-in é atribuído à maior competitividade de preços, à expansão da rede de recarga pública e semipública e à chegada de novos modelos ao mercado brasileiro, fatores que vêm impulsionando a confiança dos consumidores na viabilidade do uso diário de veículos 100% elétricos.

Por outro lado, os HEV e HEV Flex representaram juntos 17,7% do mercado de eletrificados (3.362 unidades), um percentual menor, mas que mantém relevância em estados com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento. Entre os híbridos, os HEV ficaram com 69,5% do mercado e totalizaram 2.336 unidades vendidas. No comparativo com o mês anterior (1.384), houve um expressivo crescimento de 68,8%. Em relação a julho de 2024 (976), esse aumento se torna mais relevante e alcança a marca de 139,3%.

Já os híbridos flex (HEV Flex) foram responsáveis por 30,5% das vendas dos híbridos, com um total de 1.026 unidades comercializadas, sinalizando um aumento de 16,3%, quando comparado com o mês anterior (882), e uma retração de 40% de mercado, sobre o total de julho de 2024 (1.707).

Em julho de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia foi a seguinte:

  • PHEV 8.644 (45,5%)
  • BEV 7.010 (36,9%)
  • HEV 2.336 (12,3%)
  • HEV FLEX 1.026 (5,4%)
  • TOTAL: 19.016

MICRO-HÍBRIDOS

As vendas de micro-híbridos (MHEV) registram em julho o total de 6.129 unidades.  Na comparação com o mês anterior (5.808) houve um aumento de 5,5%. Entre as duas tecnologias do grupo, os modelos MHEV 12V ficaram com 76,5% das vendas (4.690), apresentando crescimento de 7,8% em relação a junho (4.348). Já os MHEV 48V ficaram com os 23,5% restantes, totalizando 1.439 unidades, registrando uma pequena retração de 1,4% no comparativo com o junho (1.460).

A expansão da eletromobilidade no Brasil tem mostrado uma geografia marcada por fortes contrastes regionais. Enquanto estados como São Paulo se consolidam como epicentros dessa transformação, outros, como o Acre e Amapá, avançam em ritmo mais lento, apontando a desigualdade no processo de eletrificação do país. A distribuição geográfica desigual reflete não apenas fatores econômicos e logísticos, mas também políticas públicas regionais e a capacidade de absorção tecnológica dos mercados locais.

Distribuição de vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras:

  • 1º – Sudeste: 46,2% (8.781)
  • 2º – Sul: 18,1% (3.446)
  • 3º – Nordeste: 17,3% (3.295)
  • 4º – Centro-Oeste: 14,0% (2.664)
  • 5º Norte: 4,4% (830)

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em julho de 2025:

  • 1º – São Paulo: 2.456
  • 2º – Brasília: 1.573
  • 3º – Rio de Janeiro: 736
  • 4º – Belo Horizonte: 732
  • 5º – Curitiba: 535

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