Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Futurecom 2025: Grandes marcas apresentam projetos inovadores e tendências globais

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-09-30-at-21.07.40.jpeg

A 30ª edição do Futurecom será realizada de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, consolidando-se como um dos principais encontros de tecnologia e conectividade da América Latina. O evento reúne mais de 300 marcas expositoras, que ocuparão um espaço superior a 25 mil m². A programação do congresso traz nomes de destaque do cenário nacional e internacional, entre eles os especialistas Ronaldo Lemos e Paulo Rufino Henrique; e os keynotes speakers Conrad Riedesel (Deutsche Telekom) e Manish Singh (Dell).

O público também tem acesso a participações especiais de Rubens Barrichello e Ernesto Paglia, além de executivos C-Levels de companhias como Meta, Dataprev, Bayer, Bradesco, Grupo O Boticário, Natura, Siemens, VTal, entre outras. Representantes do setor público e de entidades regulatórias, como o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também estarão presentes no maior evento de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina.

Entre as soluções apresentadas, destacam-se automação inteligente com robôs de delivery, conectividade indoor contínua para residências e escritórios, redes celulares privativas de instalação rápida, além de um mapa interativo de cobertura 4G em rodovias brasileiras, com previsão de implantação até 2028. O público ainda poderá conhecer inovações em segurança, como geradores de névoa integrados a sistemas de alarme, monitoramento remoto avançado e dispositivos IP de alta resistência para ambientes críticos.

Veja algumas marcas que se destacam com ativações durante o Futurecom 2025:

AllCom Telecom
Allcom Telecom se firmou como referência em soluções M2M e IoT na América Latina, com a proposta ‘one stop shop’: conectividade, dispositivos e plataformas para mais de 8 mil clientes e 4,5 milhões de devices conectados. Já comercializou 1,5 milhão de equipamentos, incluindo rastreadores, câmeras de gestão de frota, roteadores e POS. O ecossistema IoT inclui parcerias exclusivas com Orbcomm e Qualcomm, além de alianças como Noana e FloLive anunciadas no Futurecom. A MVNO conecta aplicações de pagamentos, carro conectado, agro, rastreamento, segurança, utilities e smart cities, via Allmanager, facilitando soluções ponta a ponta entre hardware, conectividade e software.

Associação NEO
Representando mais de 150 PPPS de todo o país, a Associação NEO participa com debates sobre a mudanças no PGMC: reconhecimento da banda larga fixa, mas barreiras à competição no móvel. Também em pauta estão combate à informalidade e criminalidade no setor, além do mercado de data centers e outros temas que afetam a concorrência. O estande da Associação, junto a parceiros como Bemobi, Life, Bráz Móvel, Tá Telecom, Partiu e OpenVault, será espaço para debates, networking e oportunidades de negócios.

Claro Empresas
A Claro Empresas anuncia um ecossistema de aplicações de baixa latência, com network slicing na rede 5G e IA para acelerar a transformação digital. Entre as ativações, destacam-se automação inteligente com robô de delivery; monitoramento inteligente com GenAI para detecção de padrões em tempo real; inspeção de linha de produção com realidade virtual para controle de qualidade; simulação de manutenção e inspeção remota com mixed reality; câmeras logísticas e geofencing para controle de acesso e ativos; transmissão de entrevistas em ondas milimétricas com ultra velocidade; e video analytics aliado a 5G para mapeamento de fluxo.

Dell
A Dell Technologies leva casos de uso da linha ISG e novidades em seu portfólio de servidores Dell PowerEdge para telecomunicações, além de setups com IA, PCs e a plataforma Intel vPro®️. Executivos participam de painéis no congresso e no Arena Future Talks (Smart Cities), abordando IA aplicada às telecomunicações, transformação de redes com IA e edge enterprise, além de um caso prático de IA na borda para segurança de pedestres. A mensagem principal da marca é “Your Telecom Future Starts Here”.

Deutsche Telekom
A Deutsche Telekom apresenta, sob o tema “Connecting your World”, soluções integradas das suas áreas de negócio: conectividade fixa e móvel da Deutsche Telekom Global Business Solutions, TI pela T-Systems e serviços de atacado da T Wholesale. No estande, os espaços Conectando Coisas, Conectando Empresas, Conectando Pessoas e Transformamos Negócios mostram a parceria entre as três unidades. Destaque fica para o 5G Box to Go, rede celular privativa “in a box”: instalação rápida, sem obras civis e ajustes mínimos, permitindo testar rapidamente os benefícios de uma Rede Privada.

Inatel
Aos 60 anos, o Inatel marca presença no evento com a apresentação de projetos em conectividade, IA, cibersegurança e educação continuada. Destaque para a Unidade Embrapii Inatel, recredenciada com escopo ampliado para Sistemas Digitais e Radiofrequência, já com mais de 85 projetos com empresas nacionais e globais. O estande terá painéis abertos de 30 minutos sobre inovação e segurança e novidades em pós-graduação, enquanto pesquisadores e professores debatem tendências da transformação digital no congresso.

IXC
A IXC Soft conectará um ecossistema tecnológico que impacta mais de 40 milhões de pessoas em 20 países. A empresa destaca quatro soluções: IXC Provedor, líder em gestão de provedores; IXC ACS, com suporte remoto via inteligência artificial; Opa! Suite, plataforma omnichannel com assistentes inteligentes e clonagem de voz; e Olli, que transforma ambientes em espaços inteligentes via IoT. Os visitantes poderão testar as tecnologias ao vivo e conhecer a nova linha de câmeras de monitoramento. A IXC reforça seu propósito de simplificar vidas com inovação.

Nokia
A Nokia vai expor soluções para data centers, smart cities e redes privativas B2B, impulsionadas por IA e cibersegurança, com painéis “30 anos em 01? Telecom e IA”, “Redes Privativas e Conectividade B2B” e “Soluções Internas para Ambientes de Alto Tráfego”. No lounge, especialistas conduzirão os AI+Trendy Bites, sessões de 15 minutos sobre IA na conectividade, redes autônomas, cibersegurança, Edge Computing e IA para O&G e manufatura, além de soluções como Nokia Autonomous Network Fabric, Cyberdome, EDA, Deepfield e Digital Automation Cloud.

ZTE
A ZTE, gigante global em telecomunicações e TI, em parceria com a Multi PRO, anuncia lançamentos estratégicos para o Brasil. Entre as novidades estão servidores de alta performance com produção nacional, voltados para data centers e aplicações em nuvem, além de soluções em infraestrutura de Telecom, Datacenters e Set-top Box para TV 3.0. Os servidores G6, com processadores Intel Xeon de 6ª geração e resfriamento líquido, prometem eficiência energética e robustez para IA, HPC e big data. A empresa também apresenta inovações em Wifi 6/7, IP, DWDM e energia.

(*) o colunista viajou para o cobertura do evento a convite do IEEE

Últimas Notícias