Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Futurecom 2025: Encontro começa nesta terça a discutir o futuro da tecnologia

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Inovacao.jpg

Começa hoje, 30 de setembro, no São Paulo Expo, a 30ª edição do Futurecom, maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação para a América Latina. Importante hub em soluções para cibersegurança e facilitador da transformação digital será palco de debates sobre tendências, desafios e avanços mais promissores em comunicação e conectividade. O evento reunirá até o dia 2 de outubro cerca de 300 marcas expositoras distribuídas em uma área de mais de 25 mil m².

Dia 1º de outubro, às 15h, na Sala de Coletivas Miriam Aquino, será apresentada Pesquisa The State of Business in Latin America, da consultoria Omdia, em parceria com o Futurecom. Estudo aponta que o Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH (Fibra até a Casa) no segundo trimestre de 2025, com a adição de 3,5 milhões de conexões de banda larga por fibra. O 5G já está estabelecido em mais de 1.640 cidades no Brasil. O Brasil responde por US$ 27 bilhões da receita global de telecomunicações de US$ 1,6 trilhão e crescimento anual de 1,9%.

O evento também reunirá um robusto ecossistema de inovação, com mais de 200 horas de conteúdo e cerca de 500 palestrantes. A programação contará com nomes de destaque no cenário nacional e internacional, incluindo os especialistas Ronaldo Lemos e Paulo Rufino Henrique, Conrad Riedesel, chairman of the board da Deutsche Telekom e Manish Singh, CTO global da Dell, além de CEOs e executivos de empresas como Meta, AWS, Dataprev, Bayer, Bradesco, Natura, Siemens, VTal, entre outras. Também estão confirmados representantes do setor público e de entidades regulatórias como o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os convidados especiais, o evento terá ainda as participações do piloto Rubens Barrichello e do jornalista Ernesto Paglia.

Rubens Barrichello, Non-Executive Director in Latin America at SOFTSWISS e ex-piloto de Fórmula 1, fará a palestra “Tomada de Decisões Baseada em Dados: Da Telemetria à Inteligência Empresarial”. Dia 1º de outubro, 15h, na Plenária 1. O painel “Das Telas à Ação: Inovação no Monitoramento Climático e no Audiovisual – Caça-Tempestades” será apresentado pelo jornalista Ernesto Paglia, dia 30 de setembro, às 18h, na Plenária 1.

Já Paulo Sergio Rufino Henrique, cientista-membro do CTIF Global Capsule Foundation na França e chairman da conferência internacional 6G Briefing, e Jean-Pierre Bienaimé, ex-secretário geral da Associação de Infraestrutura 5G (5G-IA) na Comissão Europeia, ex-presidente do IREST (Instituto de Pesquisa Econômica e Social em Telecomunicações), ex-vice-presidente da Orange e ex-presidente do Forum Universal Mobile Telecommunications System (UMTS), vão se juntar a Paulo Fernando Silvestre, consultor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital para falar sobre “Conectividade em 2055: a comunicação e conexão em 30 anos”, com mediação de Wilson Cardoso, consultor em tecnologia e membro do Senai. Dia 2 de outubro, às 11h15, na Plenária 1. Rufino também participará do painel “Futurecom Quantum Technologies: Celebrating 100 Years of Quantum Mechanics”. Dia 2 de outubro, às 10h, na Plenária 2.

(*) o colunista viajou para o cobertura do evento a convite do IEEE

Últimas Notícias