
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou limite de crédito no valor total de R$ 500 milhões para apoiar o plano de investimento da Toyota do Brasil Ltda., com aquisição de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos de alto valor agregado para aplicação em novos projetos atrelados a veículos híbridos flex, em Sorocaba (SP).
Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a empresa vai adquirir serviços e bens inovadores produzidos pela indústria 4.0, além de contribuir com a expansão da base de fornecedores cadastrados no programa do Banco que fornecem esses equipamentos inovadores e de conteúdo nacional. Dessa maneira, outras empresas também terão acesso a esses equipamentos. O financiamento também contribuirá com a retomada da fábrica de Porto Feliz (SP), atingida por fortes chuvas e ventos intensos em setembro de 2025.
“A atuação do BNDES é fundamental para acelerar a difusão de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos da indústria 4.0 no Brasil. Ao apoiar investimentos como o da Toyota, estamos contribuindo para viabilizar o desenvolvimento de novos projetos e fortalecer a base nacional de fornecedores, ampliando o acesso de outras empresas a tecnologias inovadoras e impulsionando a modernização da indústria brasileira com mais competitividade, inovação e conteúdo nacional”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A Toyota do Brasil Ltdaé uma empresa do Grupo Toyota, atuando Brasil desde 1958, com sede em Sorocaba (SP). Dedica-se à produção, montagem, fabricação, venda, importação e exportação de uma gama diversificada de veículos, bem como motores, peças e assessórios. Atua ainda na prestação de serviços de assistência técnica relacionados aos seus produtos. A Toyota do Brasil destaca-se pelo pioneirismo no desenvolvimento e na produção de veículos com a tecnologia híbrida flex, já tendo lançado três veículos com esta tecnologia no mercado nacional, demonstrando seu posicionamento na transição para soluções de mobilidade mais sustentáveis. Atualmente, a empresa conta com três plantas produtivas, um centro de distribuição e um centro logístico de peças e emprega mais de 7 mil funcionários no Brasil.