Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

BM localiza veículo e prende um dos suspeitos de envolvimento em ataque a ônibus de Porto Alegre

Carro que seria utilizado no crime foi localizado em Viamão; preso seria motorista do grupo que ateou fogo em veículos de transporte coletivo no bairro Morro Santana. Foto: Corpo de Bombeiros Militar do RS

A Brigada Militar confirmou a prisão de um homem por suspeita de envolvimento no ataque a três ônibus de transporte coletivo na tarde desta segunda-feira, no Morro Santana, zona Leste de Porto Alegre. Ele foi detido ainda durante a noite, enquanto dirigia um veículo VW Polo de cor branca em Viamão, que seria o carro utilizado pelo grupo na ação.

Ainda conforme a BM, o homem seria o responsável por transportar os dois outros suspeitos, já identificados pela polícia a partir de câmeras de videomonitoramento. Desde então, BM e Polícia Civil atuam na busca pelos suspeitos de envolvimento no ataque, além de investigar a motivação do caso. O carro foi apreendido pela polícia.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) destacou que está acompanhando “as buscas dos responsáveis pela queima de um ônibus e tentativa em outros dois coletivos no Morro Santana. Equipes da Brigada Militar estão reforçando o patrulhamento no local e agentes da Polícia Civil investigam quantos indivíduos estavam na ação e qual a motivação”.

Três ataques foram feitos

Ao todo, três ônibus sem passageiros foram atacados na tarde desta segunda-feira em ruas do Morro Santana. Um dos veículos foi totalmente destruído. As chamas dos outros dois foram contidas. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS) atuou no combate aos incêndios. Um dos casos ocorreu na avenida Antônio Giudice. Já o outro foi registrado na avenida Mário Meneghetti.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias