Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Be8 e Coleurb firmam parceria para uso do biocombustível em coletivos de Passo Fundo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2026-01-13-at-15.50.35.jpg

A Coleurb, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Passo Fundo (RS) há mais de seis décadas, e a Be8, empresa de energias renováveis, anunciaram nesta terça-feira (13/01) uma parceria estratégica que marca um novo capítulo para a mobilidade urbana sustentável no Brasil. A iniciativa prevê o uso de 100% do biocombustível Be8 BeVant® em parte da frota de ônibus da cidade, com potencial de reduzir em até 99% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Nesta primeira etapa do projeto, dois veículos – um ônibus Mercedes-Benz e um Volkswagen – passarão a operar com o Be8 BeVant®. No evento de lançamento, foram apresentados quatro ônibus novos adquiridos para renovação da frota, simbolizando o início da adoção do novo biocombustível. O contrato tem duração inicial de seis meses, período que servirá como base para avaliação de desempenho, impactos ambientais e viabilidade de expansão da solução para toda a frota.

“Esta parceria com a Coleurb representa mais do que um contrato: é um compromisso com o futuro da mobilidade e com o futuro do planeta. O Be8 BeVant® mostra que é possível reduzir imediatamente as emissões sem comprometer a eficiência operacional do transporte. Estamos democratizando o acesso a soluções sustentáveis que já estão disponíveis hoje, provando que a transição energética não é uma promessa distante — ela já está acontecendo”, afirma Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. O empresário explica que o anúncio também é muito especial para a Be8 porque o novo biocombustível foi desenvolvido e patenteado pela Engenharia da fábrica em Passo Fundo.

ALINHAMENTO

Para a Coleurb, a iniciativa está totalmente alinhada ao processo de modernização e inovação que a empresa vem conduzindo nos últimos anos. A implantação da Bilhetagem Eletrônica foi um dos primeiros passos desse movimento, assim como a aquisição de novos veículos incorporados à frota. A sustentabilidade é um pilar fundamental dessa estratégia, que já contempla a utilização de placas solares, a Estação de Tratamento de Água, a separação de resíduos e uma frota equipada com tecnologia Euro 6. Nesse contexto, a utilização do biocombustível Be8 BeVant® nos ônibus abre caminho para um modelo de mobilidade urbana mais sustentável.

“A Coleurb entende a sustentabilidade como um compromisso real com o futuro da mobilidade urbana. Ao iniciar essa parceria com a Be8, passamos a integrar um projeto inovador, que alia tecnologia, responsabilidade ambiental e eficiência operacional”, afirma o diretor da Coleurb, Carlos Henrique Pereira. “Além de contribuir para a redução dos impactos ambientais, também auxiliamos na expansão de soluções mais sustentáveis para o transporte coletivo, fortalecendo a sustentabilidade na mobilidade da cidade”, completa.

“Essa parceria entre a Coleurb e a Be8 coloca Passo Fundo na vanguarda da mobilidade urbana sustentável no Brasil, mostrando que é possível cuidar do meio ambiente com soluções reais e eficientes”, disse o Prefeito Pedro Almeida. “A adoção de biocombustível na frota do transporte coletivo reforça nosso compromisso com a inovação, com a redução das emissões e, principalmente, com a qualidade de vida da população. É um avanço que nasce aqui, valoriza a tecnologia desenvolvida em Passo Fundo e projeta a cidade como referência em transição energética”, completou.

Últimas Notícias